Leia também:
X Bolsonaro sobre eleição dos EUA: “Espero que Trump seja reeleito”

“Trump é nosso Bolsonaro”, dizem brasileiros na Flórida

Republicano venceu a disputa no estado sulista com apoio da grande população latina do território

Paulo Moura - 04/11/2020 12h11

Eleitores de Trump celebram vitória do republicano nas ruas de Miami Foto: EFE/EPA/Christobal Herrera-Ulashkevich

Surpreendendo a maioria das pesquisas de intenção de voto, que apontavam para uma vitória do democrata Joe Biden no estado da Flórida, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou novamente a preferência dos eleitores do estado conhecido por abrigar boa parte dos latinos que vivem em território americano e levou os 29 delegados correspondentes ao território.

E a vitória do republicano foi devida, em razoável percentual, justamente ao apoio da comunidade brasileira que vive no estado sulista. Na mente dos brasileiros, aparece inegavelmente a comparação com o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

– Ele é cristão e botou uma juíza cristã para proibir o aborto – disse à BBC uma garçonete brasileira que vive em Miami, que foi complementada por uma colega que disse: “Trump é o nosso Bolsonaro”.

A empresária Patrícia Brito, que também vive em Miami, disse concordar com Trump em questões relacionadas a conceitos como família, por exemplo, e colocou o atual gestor como alguém que pode reverter “a destruição da célula familiar”.

– Eu concordo muito com o Trump, principalmente nas questões de família. O povo cristão está muito ligado nessa questão da destruição da célula familiar. A sabe o rumo que essas coisas estão tomando. A proposta do Trump é reverter essa situação – declarou.

O que também é quase um consenso entre os brasileiros é a restauração da economia americana conquistada por Donald Trump. Para o empresário, Carlos Alberto Soares, que é dono de uma ótica, o republicano recuperou uma “economia destroçada” por Biden e Obama.

– Se o Trump facilitasse mais para a Covid, a economia dos EUA estaria lá embaixo. Ele não deixou isso acontecer. E ele estando aí, a economia foi muito boa. Ele recebeu a economia destroçada pelo Biden e pelo Obama – afirma.

A visão de Carlos é parecida com a do conterrâneo Sergio, que preferiu não declarar o sobrenome. Segundo ele, para ser um bom líder o presidente precisa entender de negócios e ter honestidade, qualidades que o atual gestor possuiria.

– O presidente, para ser um líder, tem que ter integridade e tem que saber business, tem que saber de negócio. Tem que entender como se negocia, política estrangeira é negócio. Trump é um bom presidente por ser um bom empresário e ser direto. Creio que ele é honesto – conclui o brasileiro.

Leia também1 Bolsonaro sobre eleição dos EUA: "Espero que Trump seja reeleito"
2 Biden diz que está "otimista" para conquistar vitória nos EUA
3 Trump diz ter vencido eleições e afirma que vai à Suprema Corte
4 Chanceler não estará na viagem à Amazônia com embaixadores
5 Homem armado é preso em frente a local de votação nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.