Leia também:
X Embaixadora que agrediu empregada deixa o Brasil

Trump diz ter vencido eleições e afirma que vai à Suprema Corte

Apuração segue nesta manhã em alguns estados decisivos como a Pensilvânia, Michigan e Wisconsin

Pleno.News - 04/11/2020 07h21 | atualizado em 04/11/2020 07h23

Trump discursa sobre a apuração da eleição americana e fala em acionar a Suprema Corte Foto: EFE/EPA/Chris Kleponis

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (4), durante seu discurso, que venceu as eleições no país e ameaçou recorrer à Suprema Corte para denunciar uma suposta “fraude” contra ele. A apuração segue ao redor do país e alguns estados decisivos só devem retomar a contagem nesta manhã.

– Esta é uma fraude contra o povo americano (…). Ganhamos estas eleições. Iremos à Suprema Corte. Queremos que pare todo o processo de votação. Não queremos que eles encontrem cédulas às 4 horas da manhã e as acrescentem ao desastre – acrescentou.

Quando Trump falava, estava conseguindo 213 dos 270 delegados do Colégio Eleitoral que são necessários para um candidato vencer o pleito – nos EUA, a votação não é direta e é decidida por esses delegados, cujo número varia de acordo com cada estado em disputa. No mesmo instante, Biden estava com 224.

Os estados de Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, três dos mais importantes dessa eleição, advertiram que precisariam de mais horas e até mesmo dias para contar todos os votos, devido em parte ao aumento do volume de votações por correio na esteira da pandemia do novo coronavírus.

O presidente e sua campanha já levantaram, anteriormente, a possibilidade de ingressarem com ações judiciais por conta da apuração. Na madrugada desta quarta-feira (4), Trump afirmou que “um grupo muito triste de pessoas” estaria tentando fraudar o pleito ao “tirar o direito de voto” de parte da população.

– Milhões e milhões de pessoas votaram em nós nesta noite, e um grupo muito triste de pessoas está tentando tirar o direito de voto desse grupo, e nós não vamos tolerar – declarou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Chanceler não estará na viagem à Amazônia com embaixadores
2 Homem armado é preso em frente a local de votação nos EUA
3 Mourão: 'Política ambiental não muda' com eleições nos EUA
4 Instituto que apontou vitória de Trump em 2016 repete previsão
5 Em discurso, Trump volta a mostrar otimismo na vitória

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.