Leia também:
X Lula confirma que vai disputar quarto mandato presidencial

Trump diz que Petro é “bandido” e fabrica “muitas drogas”

Fala ocorre após presidente da Colômbia sugerir retirar republicano do poder

Pleno.News - 23/10/2025 10h04 | atualizado em 23/10/2025 11h45

Presidente Donald Trump Foto: EFE/EPA/AARON SCHWARTZ / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira (22), que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, é um “bandido e um cara mau” e o acusou de fabricar “muitas drogas”, poucos dias depois tê-lo classificado como um “líder do narcotráfico”.

– É um bandido e um cara mau. É um cara que fabrica muitas drogas. Ele fez muito mal ao seu país. Eles estão indo muito mal – declarou Trump a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.

Trump voltou a falar sobre o presidente colombiano poucos dias depois de anunciar o fim da ajuda financeira ao país sul-americano por sua suposta inação na luta contra o narcotráfico e de apontar Petro como um “líder do narcotráfico”.

– Eles têm fábricas de cocaína. Cultivam todo tipo de porcaria e as drogas ruins que entram nos Estados Unidos geralmente passam pelo México, e é melhor ele ter cuidado e tomar medidas muito sérias contra ele e seu país – acrescentou.

Essas declarações e o anúncio do fim das ajudas ocorreram em meio à escalada das tensões entre Bogotá e Washington devido à guerra que os EUA declararam contra o narcotráfico.

A presença de navios e aeronaves militares americanas em águas do Mar do Caribe provocou o repúdio de governos como o colombiano e o venezuelano. Nesta quarta, o Pentágono anunciou um novo ataque contra uma suposta “narcolancha”, desta vez em águas do Pacífico próximas da Colômbia.

Como mostrou o Pleno.News, o presidente Gustavo Petro gerou polêmica esta semana ao sugerir a retirada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do poder, durante entrevista à emissora Univision.

– A humanidade tem uma primeira saída, que é mudar Trump. Há diferentes maneiras. A maneira mais fácil pode ser através do próprio Trump. Se não, tirar Trump – declarou o chefe de Estado colombiano.

Após a repercussão negativa, o presidente usou a rede social para negar ter feito ameaças aos EUA e defender que sua fala foi mal interpretada.

*Com informações da EFE

Leia também1 Lula confirma que vai disputar quarto mandato presidencial
2 Parecer do MP italiano é mais um passo na extradição de Zambelli
3 Comissária argentina quebra “tabu” sobre salário da Emirates
4 Em votação preliminar, Israel aprova anexação da Cisjordânia
5 Trump pode se reunir com Lula, diz autoridade da Casa Branca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.