Leia também:
X Nobel da Paz: Trump afirma não saber quem é María Corina

Trump diz que Maduro ofereceu concessões para evitar conflito

Presidente norte-americano deu declarações nesta sexta-feira

Pleno.News - 18/10/2025 12h16 | atualizado em 21/10/2025 17h04

Donald Trump, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER / POOL

Nesta sexta-feira (17), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, lhe ofereceu “de tudo”, porque não quer “se meter” com os Estados Unidos.

– Ele me ofereceu de tudo. Você tem razão. Sabe por quê? Porque não quer se meter com os Estados Unidos – disse Trump.

Ele deu a declaração após ser questionado pela imprensa na Casa Branca sobre supostas concessões de Maduro para negociar com Washington.

O jornal The New York Times publicou, na semana passada, que Maduro teria oferecido a Trump abrir às companhias americanas seus projetos de petróleo e ouro, contratos preferenciais, redirecionar da China para os Estados Unidos a exportação de petróleo e encerrar contratos de mineração e energéticos com China, Irã e Rússia.

Outro jornal americano, o Miami Herald, publicou na última quinta-feira (16) que a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, e seu irmão, o presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, teriam oferecido aos Estados Unidos encabeçar um governo de transição sem Maduro para preservar a estabilidade política do país.

Essas informações foram divulgadas enquanto os Estados Unidos protagonizaram uma inédita mobilização militar no Mar do Caribe, onde destruíram barcos que, segundo Washington, pertencem ao narcotráfico e estavam vinculados ao governo de Maduro.

Além disso, Trump anunciou nesta semana que autorizou a CIA a realizar operações encobertas na Venezuela e que estuda a possibilidade de executar ataques contra “o narcotráfico” em terra após os bombardeios contra embarcações.

Maduro, que rejeita as acusações de ter vínculos com o narcotráfico, advertiu na quinta-feira que o comando político e militar do país está “mais unido do que nunca” para defender a Venezuela das ameaças dos Estados Unidos, e sua vice-presidente desmentiu as informações do Miami Herald.

*EFE

Leia também1 Trump concede perdão ao ex-congressista George Santos
2 Janja anuncia envio de alimentos e remédios para Gaza
3 Príncipe renuncia a todos os títulos reais após escândalos
4 María Corina: Venezuela "está perto de recuperar a liberdade"
5 Milei compartilha matéria que diz que Maduro financiou Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.