Trump diz que aumentará tarifas de aço e alumínio para 50%
Presidente dos EUA deu declarações nesta sexta-feira
Pleno.News - 31/05/2025 07h36 | atualizado em 05/06/2025 11h54

Nesta sexta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que aumentará as tarifas do aço em 25%, totalizando uma taxa de 50%, visando proteger a indústria siderúrgica dos EUA. Ele discursou em uma fábrica da US Steel, em Pittsburgh.
– Não vamos permitir que aço seja vendido no exterior sem a devida proteção. As taxas protegem o aço dos EUA contra dumping. Ninguém vai evitá-las – disse.
Segundo Trump, o próprio CEO da US Steel pediu a ajuda do republicano para salvar a empresa.
– China estava inundando o mercado de aço dos EUA – pontuou Trump.
E acrescentou:
– Evitaremos o aço de baixa qualidade de Xangai.
A respeito do acordo da gigante de aço americana com a Nippon Steel, o presidente comemorou que a US Steel permanecerá nos EUA e enfatizou que o Japão será um excelente parceiro e aliado.
– Nippon insistiu muito no controle da US Steel, mas nós a manteremos. Eles também investirão 2,2 bilhões de dólares (R$ 16,62 bilhões) para aumentar a produção nos EUA – falou.
Ainda sobre a parceria, Trump confirmou que a Nippon Steel investirá 14 bilhões de dólares (R$ 80,21 bilhões) na US Steel e que todos os trabalhadores siderúrgicos americanos manterão seus empregos.
ALUMÍNIO
O republicano também anunciou que aumentará as tarifas sobre o aço e o alumínio de 25% para 50% a partir da próxima quarta-feira (4).
– Nossos setores de aço e alumínio estão se recuperando como nunca antes. Essa será mais uma GRANDE sacudida de ótimas notícias para nossos maravilhosos trabalhadores – escreveu ele na Truth Social.
*Com informações AE
Leia também1 Trump promete redução de 85% a 90% nos preços dos remédios
2 EUA envia recado em português aos "inimigos da liberdade"
3 USP aprova moção de apoio a Moraes por "ameaças" dos EUA
4 Trump agradece ao oficializar saída de Musk do governo
5 EUA já iniciaram revisão de vistos de estudantes chineses