Leia também:
X Clima pesa após Infantino tentar gesto entre Palestina e Israel

Trump diz estar insatisfeito com nova proposta do Irã

Presidente dos EUA coloca acordo em dúvida

Pleno.News - 01/05/2026 15h14 | atualizado em 07/05/2026 18h24

Donald Trump Foto: EFE/EPA/SALWAN GEORGES/POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não está satisfeito com o Irã, após conversas por telefone com a liderança persa e recentes negociações bilaterais em busca de um acordo de paz. Segundo o republicano, o governo iraniano está muito fragmentado, o que dificulta chegar a um consenso em relação ao acordo.

– Irã não sabe mais quem são seus líderes, estão muito confusos e a liderança não se dá bem, há tremenda discordância – afirmou ele a repórteres na Casa Branca.

Trump ainda ressaltou que quer chegar a um “bom acordo” com Teerã.

– Estávamos avançando e próximos de um acordo, mas vieram representantes de uma ala que apoia armas nucleares e a conversa desandou. Não sei se algum dia chegaremos lá em um acordo – disse.

De acordo com Trump, todos os grupos de lideranças do Irã, incluindo os mais extremistas, querem um acordo. No entanto, esses grupos possuem demandas diferentes e conflitantes com os termos propostos pelos EUA.

O presidente norte-americano reiterou ameaças ao país persa, frisando que “ou vamos destruí-los ou fazemos um acordo”. Questionado sobre a situação militar dos EUA, o presidente disse que o país ainda possui estoques suficientes de mísseis ao redor do mundo e que suas forças armadas estão em boas condições.

– Estamos a caminho de uma vitória no Irã – disse, acrescentando que o bloqueio do Estreito de Ormuz está funcionando e continuará em vigor.

– Se sairmos agora do Irã, levará mais de 20 anos até que possam reconstruir seu país. Mas não estamos satisfeitos ainda com operações lá – afirmou.

Trump, contudo, evitou responder a perguntas se novos ataques serão realizados contra Teerã.

– Por que eu falaria sobre isso? – rebateu.

O republicano criticou ainda a Itália e a Espanha ao dizer que “não está feliz” com o posicionamento de ambos os países sobre a guerra no Irã, acusando ambos de serem favoráveis a obtenção de armas nucleares por Teerã. Apesar disso, Trump sinalizou que pode estar presente na próxima reunião do G7.

*AE

Leia também1 Atirador em jantar de Trump deve seguir preso até julgamento
2 Relatório dos EUA sobre sanções comerciais ao Brasil sai em julho
3 Presidente dos EUA provoca o Irã em postagem: 'Estreito de Trump'
4 Trump: Charles III concorda em não deixar Irã ter arma nuclear
5 Trump: Irã disse estar em colapso e pediu reabertura de Ormuz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.