Leia também:
X “Não há espaço para ódio nos EUA”, diz Trump sobre ataques

Trump determina bloqueios econômicos contra Venezuela

Presidente americano pediu congelamento de todos os bens do governo Maduro nos EUA

Paulo Moura - 06/08/2019 07h28 | atualizado em 06/08/2019 07h32

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Neil Hall

O presidente Donald Trump assinou nesta segunda-feira (5), uma ordem executiva que congela todos os bens do regime do ditador Nicolás Maduro nos EUA. Equivalente a uma medida provisória brasileira, a ação é anunciada na véspera de cúpula do Grupo de Lima sobre a Venezuela.

No texto, o presidente diz que todas as propriedades e interesses em propriedades do governo da Venezuela que estejam nos EUA ficarão bloqueados e não podem ser transferidos, pagos, exportados, retirados ou de alguma maneira usados.

De acordo com o Wall Street Journal, trata-se da primeira medida do tipo imposta pelos EUA em mais de 30 anos no Hemisfério Ocidental. Ainda segundo o jornal, a medida coloca o país sul-americano no mesmo patamar de nações como Coreia do Norte e Irã em termos de imposição de sanções. Segundo uma fonte do governo americano ouvida pelo jornal, os EUA se aproximam de impor um embargo total à Venezuela.

Em medida que deve ser anunciada nesta terça (6), os EUA devem ameaçar impor sanções sobre qualquer companhia ou indivíduo, estrangeiro ou americano, que faça negócios ou ofereça apoio a qualquer pessoa afiliada ao governo Maduro. O governo Trump tem aumentado a pressão com o objetivo de retirar Maduro do poder. Desde o acirramento da crise política venezuelana neste ano, os EUA já impuseram sanções a mais de cem indivíduos e entidades da Venezuela, incluindo a estatal petroleira Pdvsa.

*Folhapress

Leia também1 "Não há espaço para ódio nos EUA", diz Trump sobre ataques
2 Bolsonaro avisa a líder cubano que "a mamata acabou"
3 Polícia prende 685 pessoas em protesto contra eleições russas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.