Leia também:
X Ex-ditador sírio Bashar al-Assad é condenado à morte

Trump defende Infantino: “Seria um erro terrível substituí-lo”

Declaração ocorre em meio a crise institucional na Fifa

Pleno.News - 11/08/2026 11h08 | atualizado em 11/08/2026 12h20

Gianni Infantino e Donald Trump Foto: EFE/EPA/YOAN VALAT / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do presidente da FIFA, Gianni Infantino, e advertiu que seria “um erro terrível substituí-lo”. A fala ocorre em meio a uma crise interna na entidade e questionamentos sobre o dirigente.

– A FIFA cometeria um erro terrível se, por qualquer motivo, sequer considerasse substituir o presidente Gianni Infantino – escreveu Trump em uma mensagem publicada na Truth Social.

O mandatário norte-americano na qual classificou o dirigente como “fantástico” e destacou seu papel à frente da Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.

– Ele acaba de presidir a Copa do Mundo mais bem-sucedida já apresentada – acrescentou Trump, que assegurou que, se Infantino deixar o cargo, o torneio “nunca voltará a ser tão bem-sucedido ou lucrativo”.

As declarações de Trump ocorrem em meio a uma crise institucional na FIFA depois que a Uefa, a Concacaf e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) questionaram abertamente Infantino por sua proposta para criar a Fifa Forward Enterprise (FFE), um projeto para comercializar uma participação nos direitos da Copa do Mundo.

O projeto previa vender a investidores privados uma participação de 20% dos direitos comerciais da Copa por cerca de 4,2 bilhões de dólares (R$ 21,5 bilhões).

As três confederações acusaram a FIFA de ter atuado de forma unilateral e exigiram uma revisão independente do processo, por considerarem que a iniciativa foi proposta sem a devida transparência nem consulta às federações-membro. Infantino pediu desculpas após o projeto se tornar público, embora a controvérsia não tenha sido encerrada.

Além disso, a crise ocorre a poucos meses do próximo Congresso da FIFA, previsto para março de 2027, no qual Infantino espera continuar à frente da entidade. Apesar das críticas de algumas das principais confederações, o dirigente mantém apoios dentro da organização, principalmente na América do Sul e na África, e, por enquanto, segue com chances de concorrer a um novo mandato.

A mensagem de Trump representa um respaldo público a Infantino em um momento no qual o presidente da FIFA enfrenta um dos períodos de maior pressão desde que assumiu o cargo em 2016.

*EFE

Leia também1 Donald Trump deixou a Turquia em voo secreto por ameaça do Irã
2 Ex-ditador sírio Bashar al-Assad é condenado à morte
3 EUA anunciam US$ 15,5 milhões à Colômbia após terremoto
4 Supremo da Rússia exclui partido opositor das eleições legislativas
5 EUA aceitam pedido do Brasil para negociar tarifas via OMC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.