Leia também:
X Príncipe belga vai à festa na Espanha e pega coronavírus

Trump critica protesto na Casa Branca: ‘Nada a ver com Floyd’

Presidente dos Estados Unidos afirmou que tumulto foi causado por aproveitadores

Camille Dornelles - 30/05/2020 18h33 | atualizado em 30/05/2020 18h34

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste sábado (30) os manifestantes que protestaram em frente à Casa Branca na sexta-feira (29), em meio à onda de protestos em todo o país contra a violência policial contra a população negra.

– Os chamados “manifestantes” liderados profissionalmente na Casa Branca tinham pouco a ver com a memória de George Floyd. Estavam lá só para causar problemas. O Serviço Secreto (encarregado da segurança na Casa Branca) lidou facilmente com eles. Nesta noite, pelo que entendi, tem Make America Great Again (‘Fazer os EUA Grande Novamente, slogan de campanha de Trump) na Casa Branca – escreveu o presidente no Twitter.

Trump afirmou que os participantes dos protestos são “grupos organizados que não têm nada a ver com George Floyd”.

Os protestos contra a brutalidade policial se espalharam pelos Estados Unidos depois que Floyd, um homem negro, foi morto pela polícia na segunda-feira passada, quando foi detido em Minneapolis, no estado de Minnesota.

De acordo com imagens gravadas por transeuntes, o policial Derek Chauvin asfixiou Floyd até a morte no chão da rua ao se manter ajoelhado sobre o pescoço da vítima por diversos minutos.

Na última noite, em Washington, uma manifestação em frente à Casa Branca, que começou pacífica, resultou em confrontos com policiais e agentes do Serviço Secreto. Pedras e outros objetos foram lançados contra a mansão presidencial.

– Eram muitos, profissionalmente organizados, mas ninguém chegou perto de pular a cerca. Se chegassem perto, seriam recebidos pelo cães mais agressivos e as armas mais ameaçadoras que eu já vi. Aí que as pessoas teriam ficado realmente machucadas, no mínimo. Muitos agentes do Serviço Secreto estão à espera de ação – completou.

As manifestações são mais intensas no estado de Minnesota. Confira fotos na galeria acima.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Esposa de policial que matou George Floyd pede o divórcio
2 Duas pessoas são mortas em 4º dia de protestos por Floyd
3 Floyd e policial que o matou trabalharam na mesma boate
4 EUA: Protestos tomam as ruas por morte de George Floyd
5 Lewis Hamilton protesta contra morte de George Floyd

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.