Leia também:
X Igreja indeniza vítimas de pedofilia de ex-padre chileno

Trump critica México de ser “incapaz de deter” imigrantes

Mais de duas mil pessoas da América Central rumam para os Estados Unidos

Camille Dornelles - 22/10/2018 11h35 | atualizado em 22/10/2018 14h20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (22) que o México é “incapaz de deter” a caravana de imigrantes que se dirige à fronteira sul de seu país. Ele garantiu que as Forças Armadas foram alertadas por se tratar de “uma emergência nacional”.

– Infelizmente, parece que a polícia e os militares do México são incapazes de deter a caravana que se dirige à fronteira sul dos Estados Unidos – afirmou Trump no Twitter.

O presidente ressaltou que na caravana de imigrantes, que saiu da Guatemala e de Honduras, há “criminosos e cidadãos desconhecidos do Oriente Médio”. Até agora, Trump tinha aplaudido as ações das autoridades mexicanas na fronteira com a Guatemala para conter a entrada do fluxo de imigrantes.

– Alertei à Patrulha Fronteiriça e às Forças Armadas que isto é uma emergência nacional. Devemos mudar as leis! – acrescentou o presidente em sua publicação.

Ontem à noite, o secretário de Estado, Mike Pompeo, advertiu em comunicado que “os Estados Unidos estão acompanhando de perto a caravana de imigrantes”, e que muitos deles, em sua “perigosa” viagem, estão violando a soberania dos países, suas leis e seus procedimentos.

– Como o presidente Trump declarou, em conformidade com a lei dos EUA, não permitiremos que os imigrantes ilegais ingressem ou permaneçam nos Estados Unidos – frisou Pompeo.

O governo do México, através do Ministério de Relações Exteriores, confirmou que chegaram no total cerca de 4.500 imigrantes na fronteira sul do país.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Caravana de imigrantes chega ao México e pede refúgio
2 Donald Trump ameaça fechar fronteira com o México
3 Imigrantes de Honduras em marcha rumo aos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.