Leia também:
X Cristina Kirchner assumirá presidência da Argentina

Trump critica “catastrofistas” do clima em fórum de Davos

Presidente pediu que seja rejeitado o "alarmismo ambiental"

Pleno.News - 21/01/2020 12h00

Donald Trump discursa em Davos Foto: EPA/KEYSTONE

Em contrapartida ao discurso da adolescentes sueca Greta Thunberg, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou ativistas pelo clima nesta terça-feira (21). Tanto Greta quanto Trump falaram a líderes mundiais no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça.

– Temos motivos para sermos otimistas. Não é tempo para as dúvidas ou para o medo. (…) Temos que rejeitar esses profetas do fim do mundo de sempre e suas previsões catastrofistas – declarou Trump.

Detrator do Acordo de Paris sobre o clima, ao qual abandonou, disse que o ar em seu país nunca foi tão limpo e que está comprometido com “cuidar das belezas naturais da criação divina”.

Não fez, contudo, nenhum sinal de que pretenda trabalhar com a indústria para reduzir a emissão de gases estufa. Mas recebeu palmas ao dizer que os Estados Unidos se uniriam à iniciativa do Fórum, anunciada no ano passado, para plantar 1,2 trilhão de árvores. O cuidado com o ambiente é um dos eixos da reunião deste ano e tem sido cobrado de governos e empresas.

Ao longo do pronunciamento, Trump enumerou feitos, sobretudo a recuperação do mercado de trabalho americano, e exortou outros países a seguirem seus passos. O índice de desemprego nos Estados Unidos paira atualmente em 3,5%, o menor nos últimos dez anos e um dos mais baixos da história.

– Ninguém está no nosso nível. Alguns chegarão, porque muitas coisas boas aconteceram com os Estados Unidos e podem acontecer com outros países. Mas ainda não – exclamou, para um riso contido do público de 1.500 pessoas.

*Folhapress

Leia também1 Sobre Austrália, Zambelli questiona: 'Onde está Greta?'
2 Colunista do jornal O Globo chama Jesus de "pirralho"
3 Jair Bolsonaro diz que Cúpula do Clima é "jogo comercial"

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.