Trump chama proposta do Irã por fim da guerra de “inaceitável”
Presidente americano disse estar insatisfeito com pontos trazidos pelos representantes iranianos
Pleno.News - 11/05/2026 07h49 | atualizado em 11/05/2026 10h19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “totalmente inaceitável” a resposta enviada pelo Irã à proposta americana de cessar-fogo e negociação apresentada por Washington em meio à escalada de tensão no Oriente Médio.
– Acabei de ler a resposta dos chamados “representantes” do Irã. Não gostei. Totalmente inaceitável! – escreveu Trump, em publicação na plataforma Truth Social
A declaração marca um endurecimento do discurso da Casa Branca após dias de expectativa sobre a posição iraniana diante da proposta dos EUA, encaminhada com mediação do Paquistão. Segundo o The Wall Street Journal, Teerã rejeitou pontos centrais defendidos por Washington, especialmente ligados ao programa nuclear e ao desenvolvimento de mísseis balísticos.
A agência iraniana Tasnim informou que a proposta do Irã prevê a suspensão das sanções dos EUA sobre as vendas de petróleo iraniano por 30 dias e o texto proposto pelo Irã destaca a necessidade de encerrar o bloqueio naval após a assinatura de um acordo preliminar.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ismail Baghaei, por sua vez, afirmou nesta segunda (11) que a proposta de paz não é “desmesurada”, mas traz demandas “razoáveis e responsáveis”. O diplomata sustentou que a proposta do país busca defender os direitos iranianos e questionou se é excessivo reivindicar a liberação dos ativos do país bloqueados no exterior ou o fim da guerra no Líbano.
As condições iranianas para o fim da guerra incluem que os Estados Unidos paguem reparações pelo conflito, reconheçam a soberania iraniana sobre o Estreito de Ormuz, a suspensão das sanções e a liberação dos ativos da república islâmica bloqueados em terceiros países.
*AE e EFE
Leia também1 Mulheres protestam contra trans em banheiro de shopping no Rio
2 Hang ironiza reclamação por tirar caixa 13 das lojas Havan
3 EUA monitora ação de Moraes contra jornalista maranhense
4 Minas Gerais registra primeira morte por hantavírus em 2026
5 Clínica em São Paulo foi autuada 3 vezes antes de morte de juíza


















