Leia também:
X Trump diz que ‘vice-chefe’ do Estado Islâmico está morto

Trump: Câmara dos EUA vota formalização de impeachment

Presidente norte-americano é acusado de acordos ilícitos com a Ucrânia

Camille Dornelles - 29/10/2019 12h57

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Foto: Reprodução

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos votará, nesta quinta-feira (31), a formalização do processo de impeachment contra o presidente do país, Donald Trump.

O presidente do Comitê de Regras e Procedimentos da Câmara dos Representantes, o democrata Jim McGovern, disse que a votação garantirá a transparência do processo e estabelecerá os próximos passos da investigação.

Em comunicado, a Casa Branca respondeu que a decisão dos democratas é uma “confissão” de que os procedimentos realizados até o momento são “ilegítimos”.

A porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, disse que a presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, está “finalmente admitindo o que o resto dos Estados Unidos já sabem”.

– Que os democratas estão conduzindo um processo não autorizado de destituição, sem dar ao presidente um devido processo legal, que as declarações secretas, a portas fechadas, são completa e irreversivelmente ilegítimas – afirmou.

Em carta aos congressistas, Pelosi afirmou que a votação garantirá a Trump o direito de se defender devidamente. Segundo ela, o processo também estabelecerá as regras para a realização de audiências públicas e para a divulgação de transcrições dos depoimentos.

IMPEACHMENT
O processo de impeachment contra Trump começou a um mês por ordem de Pelosi, que determinou que o presidente fosse investigado por “trair a segurança nacional e a Constituição”.

Ele foi baseado na denúncia de um funcionário que trabalhava na Casa Branca sobre as relações entre Trump e o novo presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski.

O denunciante afirmou que Trump pressionou Zelenski no fim de julho a investigar o ex-vice-presidente e pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu filho Hunter Biden por corrupção na Ucrânia. Para pressionar Zelenski, Trump é acusado de ter congelado o repasse de ajuda militar a Ucrânia

*Com informações da Agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.