Leia também:
X Escola primária é processada por promover orgulho LGBT

Trump autoriza uso de força por militares contra caravana

No entanto, o Pentágono afirmou que eles não carregarão armas de fogo

Camille Dornelles - 22/11/2018 07h49 | atualizado em 22/11/2018 09h38

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou os militares enviados para a fronteira com o México a utilizarem a força caso necessário para proteger os agentes de imigração. As informações foram dadas pela Casa Branca em comunicado.

Trump voltou a afirmar nesta quarta-feira (21) que há criminosos entre os integrantes da caravana. No entanto, não deu provas e aumentou as desconfianças do público.

– A autorização do presidente garante que o Departamento de Defesa pode atuar para proteger aqueles que estão trabalhando – disse Hodan Gidley, um dos porta-vozes do governo.

No entanto, o Pentágono voltou a afirmar que os soldados enviados para a região de fronteira não carregarão armas de fogo. Até então, os cerca de 5,9 mil militares enviados à fronteira com o México só podiam usar a força contra os imigrantes em defesa própria.

No entanto, a nova autorização de Trump amplia as possibilidades, permitindo que os soldados reajam para proteger os agentes do Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP).

O chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelley, enviou uma carta ao secretário de Defesa, James Mattis, para comunicar a autorização do presidente. No entanto, Mattis afirmou que o CBP não fez pedidos para “uso de força letal”.

– Eles sequer estão levando pistolas, portanto, relaxem. Não fiquem preocupados com isso, de acordo? – declarou Mattis durante entrevista coletiva.

Mattis explicou que a ordem de Trump não viola a lei de 1878, que proíbe usar militares em tarefas de segurança em nível nacional.

– Não há nenhuma violação da lei porque não vamos prender ninguém. Só poderemos evitar confrontos e entregá-los aos agentes para que realizem a prisão, mas sem usar armas de fogo – ressaltou.

Segundo o documento, os militares poderão desempenhar as “tarefas de proteção que o secretário de Defesa considere oportunas”, entre elas o “uso da força (incluída a letal se necessário), o controle de multidões, a prisão temporária e o registro de pessoas”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Rival de Trump chama Haddad para "luta contra a direita"
2 Lista de países que patrocinam terroristas pode ter Venezuela
3 Trump pode vir ao Brasil para a posse de Jair Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.