Trump assinará ordem para fim de Departamento de Educação
Presidente já havia anunciado intenção de acabar com o departamento durante campanha do ano passado
Paulo Moura - 06/03/2025 14h05 | atualizado em 06/03/2025 14h06

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja ordenar o encerramento do Departamento de Educação de seu país por meio de uma ordem executiva que pode assinar já nesta quinta-feira (6), segundo antecipou a imprensa americana. A ordem orientará a nova secretária de Educação, Linda McMahon, a iniciar o fechamento do departamento.
McMahon foi confirmada pelo Senado na última segunda-feira (3), com 51 votos a favor e 45 contra. Foi um dos últimos cargos do gabinete de Trump a serem aprovados pelo Senado americano.
Durante sua campanha presidencial para retornar à Casa Branca, Trump já havia prometido descentralizar a educação, devolvendo as competências na área aos governos estaduais. Por lei, o Departamento de Educação, estabelecido em 1979 sob a Presidência de Jimmy Carter, precisa da aprovação de pelo menos 60 dos 100 senadores do Congresso para ser fechado.
No entanto, como fez com outras agências do governo federal, a intenção da administração Trump é de, com a ordem executiva, já conseguir reduzir ao máximo os programas e funcionários do departamento, comprometendo sua funcionalidade.
De acordo com o jornal The Washington Post, McMahon e outros funcionários sugeriram transferir algumas das funções do departamento para outras áreas do governo como parte do processo de encerramento.
Leia também1 Filha de Leticia e Juliano Cazarré é internada pela 2º vez no ano
2 Peritos acharam vazamento de gás na casa de Gene Hackman
3 Bolsonaro já empata com Lula em estado do Nordeste, reduto do PT
4 Jovem morta foi achada nua, degolada e com cabelo raspado
5 Justiça decreta prisão do ex de adolescente encontrada morta