Leia também:
X Trump diz que tarifas poderiam ser maiores e que tem sido gentil

Trump anuncia reabertura do espaço aéreo da Venezuela

Decisão foi tomada após conversa com Delcy Rodríguez

Thamirys Andrade - 29/01/2026 17h00 | atualizado em 29/01/2026 17h38

Donald Trump Foto: EFE/EPA/Aaron Schwartz / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (29), que o espaço aéreo da Venezuela será reaberto para voos comerciais. Segundo ele, a medida permitirá que turistas visitem o país “em breve” e que venezuelanos possam retornar com segurança.

A decisão foi tomada após uma conversa entre Trump e a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez. De acordo com o norte-americano, a reabertura do espaço aéreo deve ocorrer até o fim desta quinta.

O bloqueio estava em vigor desde novembro de 2024, quando Washington proibiu o tráfego aéreo sobre a Venezuela como parte da pressão contra o então ditador Nicolás Maduro.

Maduro, que foi capturado, aguarda julgamento em um tribunal dos EUA, acusado de manter vínculos com o tráfico internacional de drogas, assim como sua esposa, Cilia Flores. Após a mudança de poder no país, o novo governo venezuelano passou a se aproximar de Washington, que anunciou que manterá presença na Venezuela durante o período de transição.

Leia também1 Trump diz que tarifas poderiam ser maiores e que tem sido gentil
2 Quem é o brasileiro presidente da Corte Interamericana
3 Nasa descobre planeta similar à Terra com chance de ser habitável
4 Xi Jinping: China jamais será ameaça para outros países
5 Avião cai com 15 pessoas a bordo na Colômbia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.