Leia também:
X Argentina inicia votações sobre legalização do aborto hoje

Donald Trump anuncia acordo entre Marrocos e Israel

"Um marco para a paz no Oriente Médio", destacou o presidente americano

Pleno.News - 10/12/2020 15h34 | atualizado em 10/12/2020 15h53

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (10) um acordo para a normalização das relações entre Marrocos e Israel, e reconheceu a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental.

– Hoje, assinei uma proclamação reconhecendo a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental. A proposta de autonomia séria, crível e realista do Marrocos é a única base para uma solução justa e duradoura por uma paz e prosperidade perduráveis – escreveu Trump, no Twitter.

Em uma segunda mensagem na mesma rede social, o mandatário anunciou “outro marco histórico”.

– Nossos grandes amigos Israel e Marrocos acordaram relações diplomáticas plenas, um marco para a paz no Oriente Médio – exclamou.

Publicação de Donald Trump Foto: Reprodução

Ao concluir os anúncios, Trump recordou que “o Marrocos reconheceu os Estados Unidos em 1777”, em referência à guerra de independência dos EUA.

– Portanto, é apropriado que reconheçamos sua soberania sobre o Saara Ocidental. Os EUA acreditam que um Estado saarauí independente não é uma opção realista para resolver o conflito e que uma autonomia genuína sob a soberania marroquina é a única solução viável. Pedimos para que as partes iniciem conversas sem atraso, empregando o plano de autonomia do Marrocos, como o único marco para negociar uma solução aceitável mutuamente – declarou ele.

Segundo Trump, “para facilitar o progresso até esse objetivo, os EUA incentivarão o desenvolvimento econômico e social com o Marrocos, incluindo o território do Saara Ocidental, e, para isso, abrirão um consulado no território do Saara Ocidental, em Dakhla, para promover oportunidades econômicas e comerciais na região”.

Em comunicado, a Casa Branca revelou que Trump conversou, nesta quinta-feira, com o rei marroquino, Mohamed VI. Durante a ligação, segundo o governo americano, o monarca “concordou em retomar as relações diplomáticas entre Marrocos e Israel e expandir a cooperação econômica e cultural para promover a estabilidade na região”.

Com este acordo, o Marrocos se torna o quarto país árabe a normalizar relações com Israel, depois de Emirados Árabes, Bahrein e Sudão.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Argentina inicia votações sobre legalização do aborto hoje
2 EUA: Trump e 18 estados pedem revisão da eleição ao Supremo
3 Israel: Netanyahu diz que será o 1º a se vacinar para dar exemplo
4 "Avião do apocalipse" de Putin tem itens secretos roubados
5 OEA não reconhece eleições parlamentares da Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.