Leia também:
X Atentado às Torres Gêmeas de Nova Iorque completa 19 anos

Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Bahrein

Presidente americano fez anúncio nesta sexta-feira

Pleno.News - 11/09/2020 17h08

Trump anuncia acordo de paz e relações diplomáticas entre Israel e Bahrein Foto: EFE/EPA/Anna Moneymaker / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (11) um acordo de paz entre Israel e Bahrein, no qual ambos os países firmaram o estabelecimento de relações diplomáticas plenas. Ele usou o Twitter para dar declarações a respeito do assunto.

– Outra conquista histórica hoje! Nossos grandes amigos Israel e Bahrein firmaram um acordo de paz – o segundo país árabe a fazer pazes com Israel em 30 dias – escreveu Trump.

Na próxima terça-feira, o mandatário americano será o anfitrião da assinatura do tratado entre as autoridades de Israel e Emirados Árabes, na Casa Branca.

Em vídeo divulgado após o anúncio de Trump, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, comemorou o acordo com o Bahrein.

– Investimos na paz durante muitos anos e, agora, a paz investirá em nós. Isto levará a grandes investimentos na economia israelense, o que é muito importante. Esta é uma nova era de paz. Paz em troca de paz, economia em troca de economia – comentou Netanyahu, ao antecipar que haverá mais acordos como este.

Trump também publicou um comunicado no qual, junto ao rei do Bahrein, Hamad bin Khalifa, e a Netanyahu, acordaram o estabelecimento de laços diplomáticos.

– Isto é um marco histórico rumo à paz no Oriente Médio. A abertura de um diálogo direto e de relações entre duas sociedades dinâmicas e economias avançadas continuará a transformação positiva do Oriente Médio e aumentará a estabilidade, a segurança e a prosperidade na região – informa a nota.

Os EUA agradeceram ao reino árabe pela organização do fórum econômico Paz para a Prosperidade em junho de 2019, em Manama, “para progredir na causa da paz, dignidade e oportunidades econômicas para o povo palestino”.

O comunicado acrescentou que “as partes continuarão os esforços para chegar a uma resolução justa, global e duradoura para o conflito palestino-israelense que permita que o povo palestino alcance seu potencial completo”.

O fórum, organizado conjuntamente por EUA e Bahrein, propôs impulsionar o desenvolvimento econômico da Palestina, mas rejeitou abordar aspectos políticos do conflito.

A iniciativa de Manama foi rejeitada por 57 ONGs de diversos países árabes, não contou com representação palestina e ganhou pouco relevância entre a opinião pública israelense.

Por outro lado, a nota publicada por Trump acrescentou que Israel afirmou que “todos os muçulmanos que chegam em paz podem visitar e rezar na Mesquita de Al-Aqsa” e que “os locais sagrados de Jerusalém permanecerão abertos para os fiéis pacíficos de todas as crenças”.

Com o anúncio desta sexta-feira, o Bahrein se torna o quarto país árabe a estabelecer relações diplomáticas plenas com Israel, após Emirados Árabes, Egito (1979) e Jordânia (1994).

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Atentado às Torres Gêmeas de Nova Iorque completa 19 anos
2 Trump pressiona TikTok: "Ou vendem, ou fecharão"
3 Donald Trump é indicado ao prêmio Nobel da Paz
4 Mundo tem menor número de mortos por Covid desde julho
5 Incêndio atinge porto de Beirute um mês após explosão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.