Leia também:
X Austrália vive novo surto de Covid após sair de quarentena

Trump ajuda Israel e Emirados em acordo histórico de paz

Emirados Árabes e Israel vão discutir a partir de agora acordos econômicos envolvendo as duas nações

Paulo Moura - 13/08/2020 13h33 | atualizado em 13/08/2020 15h46

Donald Trump e Benjamin Netanyahu Foto: FE/EPA/Michael Reynolds

Israel e Emirados Árabes Unidos chegaram a um acordo de paz histórico nesta quinta-feira (13) que deve levar a uma normalização total das relações diplomáticas entre as duas nações do Oriente Médio. A conclusão da negociação foi conquistada com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

– Sob o acordo, Israel concorda em suspender a aplicação da declaração de soberania a áreas da Cisjordânia que vinha discutindo anexar – disseram altos funcionários da Casa Branca.

Segundo autoridades da Casa Branca, o acerto foi selado após longas discussões entre os três países e se aceleraram recentemente. A finalização foi feita na manhã desta quinta em um telefonema que envolveu Trump, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeque Mohammed Bin Zayed.

Em um comunicado conjunto emitido pelos três países, os líderes declararam que “concordaram com a normalização total das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos” e que a medida representa um “avanço diplomático”.

– Este histórico avanço diplomático avançará a paz na região do Oriente Médio e é um testemunho da ousada diplomacia e visão dos três líderes e da coragem dos Emirados Árabes Unidos e de Israel para traçar um novo caminho que desbloqueará o grande potencial no região – relatou a nota.

A partir de agora, delegações de Israel e Emirados Árabes Unidos se reunirão para discutir acordos bilaterais de investimentos, turismo, voos diretos, segurança, telecomunicações e outros assuntos, além de promoverem trocas de embaixadores e embaixadas.

O comunicado também apontou que, “como resultado deste avanço diplomático e a pedido do presidente Trump com o apoio dos Emirados Árabes Unidos, Israel suspenderá a declaração de soberania” sobre áreas da Cisjordânia que foram previstas no plano de paz dos EUA divulgado por Trump em janeiro.

Sobre a pandemia de Covid-19, os países declararam que os Emirados Árabes Unidos e Israel vão expandir e acelerar imediatamente a cooperação em relação ao tratamento e ao desenvolvimento de uma vacina para o novo coronavírus.

Leia também1 Donald Trump volta a pedir que escolas sejam reabertas
2 Donald Trump detona vice de Joe Biden e dispara: "Horrível"
3 Esquerdista se cura com cloroquina e agradece Trump
4 Trump associa vice do rival Joe Biden à "esquerda radical"
5 Oportunista, rival de Trump põe mulher negra como vice

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.