Leia também:
X Não é verdade que teremos tropas americanas em Gaza, diz Vance

Trump afirma que EUA querem ajudar a China, não prejudicá-la

Presidente americano deu declarações neste domingo

Pleno.News - 12/10/2025 17h57 | atualizado em 13/10/2025 13h49

Donald Trump Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

Neste domingo (12), o presidente americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos “querem ajudar a China, não prejudicá-la”, depois que o Ministério do Comércio chinês acusou Washington de atrapalhar as negociações comerciais entre os dois países.

– Não se preocupe com a China, tudo ficará bem! O respeitado presidente Xi acabou de passar por um momento ruim. Ele não quer uma depressão para seu país, e eu também não. Os EUA querem ajudar a China, não prejudicá-la – escreveu Trump na plataforma Truth Social.

Por sua vez, o Ministério do Comércio chinês comunicou que “ameaças obstinadas de aumentar as tarifas não são a maneira correta de se relacionar com a China”.

Um porta-voz da pasta explicou, em comunicado, que as “contramedidas” anunciadas nesta semana por Pequim, que incluem novas restrições à exportação de terras raras e produtos de processamento relacionados, “são atos necessários de defesa passiva para preservar os direitos e interesses legítimos das empresas e indústrias chinesas”.

– Esperamos que os EUA reconheçam seu erro, avancem com a China na mesma direção e retornem ao caminho do diálogo e da consulta – analisou o porta-voz.

Ele advertiu que, se Washington insistir em seguir o caminho errado, Pequim “tomará medidas resolutas” para se proteger.

Trump ameaçou impor tarifas de 100% sobre os produtos chineses e mais controles sobre as exportações de tecnologia em resposta às novas medidas anunciadas nesta semana por Pequim.

*EFE

Leia também1 Não é verdade que teremos tropas americanas em Gaza, diz Vance
2 Katy Perry é flagrada aos beijos com Justin Trudeau
3 Netanyahu diz que Israel segue enfrentando "grandes desafios"
4 María Corina Machado diz que dias de Maduro "estão contados"
5 Alckmin diz que Rubio "não é o problema" na discussão com EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.