Trump afirma que acordo com Irã será firmado neste domingo
Após assinatura, o Estreito de Ormuz será aberto imediatamente
Kleber Pizão - 13/06/2026 21h35 | atualizado em 16/06/2026 13h34

O presidente norte-americano Donald Trump publicou na Truth Social, neste sábado (13), que o acordo de paz com o Irã deve ser assinado neste domingo (14) e, com isso, o Estreito de Ormuz será aberto imediatamente.
Trump diz que o relacionamento entre Estados Unidos e Irã é muito melhor do que o de governos anteriores. Ele menciona o Plano de Ação Conjunto Abrangente (JCPOA, na sigla em inglês) e outros acordos assinados em 2015 por Barack Obama como um “caminho fácil, bonito e suave para uma arma nuclear”.
Na publicação, o presidente americano afirma que o acordo dele é totalmente diferente do que foi feito anteriormente, dizendo que a decisão será “um muro para nenhuma arma nuclear” e que, em outro momento, os Estados Unidos devem voltar para “pegar o pó nuclear”.
Trump diz estar ansioso para trabalhar com o Irã e todo o Oriente Médio por muito tempo no futuro, e que espera que esse processo funcione rapidamente e sem mais problemas.
– Se não funcionar, temos a alternativa final, que esperamos nunca mais ter que usar – concluiu.
*AE
Leia também1 Brasil empata com o Marrocos em estreia na Copa do Mundo
2 Rio Grande do Sul investiga novo caso suspeito de Ebola
3 Tragédia no rope jump: Prefeitura processará governo federal
4 Carlos Bolsonaro diz que Jair piorou e está mais sonolento
5 Ancelotti impôs três condições para Neymar estar na Copa; veja

















