Leia também:
X Preso homem que teria matado estudante brasileira

Trump acusa ex-advogado de “inventar histórias”

Michael Cohen admitiu que pagou amantes do presidente para que elas não revelassem traição

Jade Nunes - 22/08/2018 15h12

O presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Tracie Van Auken

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta quarta-feira (22) seu ex-advogado Michael Cohen de “inventar histórias” para conseguir uma pena mais leve. Na terça (21), Cohen se declarou culpado por ter violado normas de financiamento de campanhas eleitorais.

– A “Justiça” pegou um caso de impostos de 12 anos atrás, entre outros coisas, aplicou uma tremenda pressão sobre ele (Paul Manafort, seu ex-chefe de campanha) e, diferente de Michael Cohen, ele se recusou a ceder, a inventar histórias apenas para ganhar uma pena menor. Muito respeito por um homem com coragem! – escreveu o presidente no Twitter.

O líder comparava assim os casos de Manafort, que também na terça foi declarado culpado das acusações de evasão fiscal e fraude bancária, e de Cohen, que admitiu sua culpa em oito acusações, incluídas duas de violação da lei federal de financiamento de campanha.

Em tom irônico, o governante também escreveu que “se alguém estiver buscando um bom advogado, sugeriria com contundência que não contratasse os serviços de Michael Cohen!”.

Estes são os primeiros comentários de Trump nas redes sociais, o seu meio preferido de comunicação, com relação ao veredicto de culpa de Manafort e o acordo de culpa alcançado por Cohen, em diferentes tribunais.

Cohen, que se entregou ontem ao FBI e compareceu pouco depois em Nova York diante de um juiz federal para se declarar culpado, reconheceu ter gerenciado antes das eleições dois pagamentos, de 150 mil dólares (R$ 611 mil) e de 130 mil dólares (R$ 529 mil), a mulheres que asseguravam ter mantido relações com o então candidato republicano à Presidência.

Esses pagamentos poderiam violar as leis sobre financiamento eleitoral se forem considerados uma contribuição ilegal à campanha de Trump, que pode se envolvido caso fique provado que ele sabia de tudo.

O advogado assegurou que agiu “sob direção do candidato” e “com o objetivo principal de influenciar nas eleições”, envolvendo explicitamente Trump nesses possíveis delitos.

A respeito, Trump tuitou que Cohen se declarou culpado de “duas acusações de violações no financiamento da campanha”, mas que não trata-se de “um delito”.

– O presidente (Barack) Obama teve uma grande violação das finanças de campanha e resolveu facilmente! – acrescentou.

Cohen admitiu, além disso, ser culpado em oito acusações, que incluem evasão fiscal e fraude bancária, e que poderiam lhe render uma pena de prisão durante anos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Ex-advogado de Donald Trump admite compra de silêncio
2 Israel suspende restrições a palestinos para festa religiosa
3 Rússia alerta EUA sobre prazo para acordo de desarmamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.