Leia também:
X Fernández diz que oposição não irá tirá-lo por impeachment

Após caos, tropas americanas assumem aeroporto de Cabul

Área foi palco de cenas de caos, com a tentativa de fuga da população local

Pleno.News - 17/08/2021 08h41 | atualizado em 17/08/2021 13h12

Aeroporto de Cabul Foto: EFE/EPA/STRINGER

As tropas dos Estados Unidos assumiram, nesta terça-feira (17), o controle total do aeroporto de Cabul, no Afeganistão. A área foi palco de cenas de caos, com a tentativa de fuga da população local, em que seis pessoas morreram.

Enquanto isso, os talibãs, em um aparente pacto de não agressão, estão fazendo a proteção das imediações das instalações, para reforçar a segurança.

– A multidão foi expulsa à noite e levada para fora do aeroporto de Cabul, e agora a situação está calma e sob controle – afirmou à Agência EFE um funcionário da companhia aérea afegã Kam Air.

Embora os voos comerciais, em particular os domésticos, não tenham sido retomados, “esperamos que os da Kam Air sejam reativos nos próximos dois ou três dias”, disse ainda a fonte.

Na segunda-feira (16), que marcou o primeiro dia de controle dos talibãs no Afeganistão, milhares de pessoas tentaram fugir desesperadamente do país, promovendo um verdadeiro caos, enquanto tentavam entrar em aviões que fariam a repatriação de estrangeiros.

A multidão tomou conta da pista, e cenas de pessoas tentando subir nas aeronaves ou deter os aviões já em movimento circularam intensamente na internet.

Na manhã desta terça-feira (17), apenas funcionários do aeroporto e pessoas com documentos que comprovem viagens podem entrar no local.

Civis que tentam entrar nas instalações de maneira irregular são impedidos ainda no exterior por combatentes talibãs, segundo relatou à Efe um vendedor ambulante que trabalha na entrada do campo de pousos e decolagens. Entre as milhares de pessoas que tentavam entrar em um dos voos, estavam afegãos que trabalharam para as forças dos EUA e da Otan nos últimos 20 anos, incluindo aquelas que tiveram vistos recusados.

Ao menos seis pessoas, entre elas um talibã, morreram no tumulto no aeroporto, de acordo com relato de testemunhas à EFE.

CONTROLE AMERICANO
Os Estados Unidos já assumiu o controle de tráfego aéreo do aeroporto e retomou os voos militares realizados para repatriar os cidadãos do seu país, funcionários do seu corpo diplomático e milhares de afegãos que trabalharam com suas forças durante os 20 anos de guerra contra os insurgentes.

Após um confronto com os militares americanos, os talibãs se retiraram das imediações da área do terminal militar do aeroporto, com os rebeldes ficando apenas nos arredores do terminal civil.

Além disso, os rebeldes estão fazendo a segurança das ruas que cercam as instalações, sem, no entanto, interromper o tráfego de veículos ou interrogar os passageiros dos veículos.

Uma equipe da Agência EFE percorreu vários pontos de controle dos talibãs em Cabul e verificou que os rebeldes estão revistando automóveis, sem, no entanto, fazer perguntas aos ocupantes dos carros.

O rápido avanço do grupo, que conseguiu tomar a capital afegã no último domingo (15), interrompeu os planos em andamento das missões internacionais de retirar cidadãos dos respectivos países, fazendo com que um grande número de pessoas, afegãs e estrangeiras, ficassem à espera de embarcar para fora do Afeganistão.

*EFE

Leia também1 Em nota, governo brasileiro comenta situação no Afeganistão
2 Malafaia lamenta situação no Afeganistão e critica Biden
3 Jordy relembra: Felipe Neto elogiou decisão de Biden sobre retirada de tropas
4 Mesmo após caos, Biden diz que retirada das tropas foi o correto
5 Possíveis membros do Talibã são mortos após confronto armado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.