Leia também:
X Defesa diz que vítima entrou no banheiro 2 minutos após jogador

Decisão: Tribunal russo condena jornalista a 8 anos de prisão

Alexander Nevzorov também não poderá administrar recursos na internet durante 4 anos

Pleno.News - 01/02/2023 10h44 | atualizado em 01/02/2023 11h08

Alexander Nevzorov Foto: Reprodução/ Print de vídeo YouTube Александр Невзоров

Nesta quarta-feira (1º), um tribunal na Rússia condenou à revelia o jornalista Alexander Nevzorov, declarado “agente estrangeiro” no país, a oito anos de prisão, por difusão de “notícias falsas sobre as Forças Armadas envolvidas na campanha militar na Ucrânia, segundo a agência local de notícias Interfax.

A juíza Yevguenia Nikolaeva, da corte do distrito de Basmanny, em Moscou, leu nesta quarta a sentença contra o profissional de imprensa, que vive fora da Rússia e que foi acusado de ter “difundido publicamente, sob a aparência de informações confiáveis, informação deliberadamente falsa sobre as ações das Forças Armadas”.

A decisão da magistrada inclui uma proibição para o jornalista administrar recursos na internet durante quatro anos.

O Ministério Público, que havia pedido na véspera nove anos de prisão, afirma que Nevzorov, “expressando seu desacordo com a operação militar especial que está sendo realizada pela Federação Russa e atuando por motivos de ódio político”, publicou nos seus canais do Telegram e YouTube “notícias falsas”.

O material, conforme acrescentou a acusação, era destinado a ser visto “por um número ilimitado de pessoas, em formato de texto e vídeo”. Ainda de acordo com o MP, se tratavam de informações falsas sobre a destruição deliberada, por militares russos, de um hospital-maternidade em Maiupol e de crimes contra a população civil em Bucha, na região metropolitana de Kiev.

A defesa insistiu na inocência de Nevzorov, garantindo que ele utilizava informações de fontes abertas em seu material jornalístico.

O jornalista manteve um conhecido programa de televisão, chamado 60 Segundos, em um canal de televisão de São Petersburgo (então Leningrado), que era veiculado em toda a União Soviética. Além disso, colaborou com a rádio Eco de Moscou, que teve o fechamento forçado pelo Kremlin.

O comunicador foi incluído na lista de pessoas procuradas na Rússia e teve a prisão decretada quando estava fora do país.

Nevzorov foi um dos críticos da intervenção militar da Rússia na Ucrânia, murando o posicionamento nacionalista anterior, pois, em 2012, apoiou Vladimir Putin em campanha para presidente.

Dois anos depois, se opôs à anexação russa da península da Crimeia. Já em abril de 2021, afirmou que uma invasão à Ucrânia terminaria em uma tragédia e humilhação para a Rússia.

Em março do ano passado, foi formalmente acusado de veicular informações falsas sobre as Forças Armadas.

*EFE

Leia também1 EUA e China podem entrar em guerra em 2025, prevê general
2 Casa Branca diz que Lula irá aos EUA no dia 10 de fevereiro
3 Canadá descriminaliza drogas pesadas em experimento
4 Biden afirma que EUA não enviarão caças F-16 à Ucrânia
5 França tem greve geral contra a reforma da Previdência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.