Leia também:
X Criança de 3 anos atira em suspeito de assassinato

“Temos muito em comum”, diz Justin Trudeau sobre Lula

Premiê canadense se reuniu com o petista no G7

Pleno.News - 21/05/2023 12h09 | atualizado em 22/05/2023 13h38

Lula e Trudeau Foto: Ricardo Stuckert/PR

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou ter “muito em comum” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem se encontrou na noite deste sábado (20) em Hiroshima, às margens da cúpula do G7. Os líderes conversaram sobre comércio, proteção do meio ambiente, a situação no hemisfério e a guerra na Ucrânia.

A guerra travada pela Rússia contra a Ucrânia é um dos principais temas do G7, grupo coeso no apoio a Kiev. O Brasil, que se declara neutro no conflito, participa na condição de convidado.

Para Trudeau, as suas convergências com Lula incluem a preservação ambiental.

– Temos muito em comum, seja nas questões de meio ambiente, povos originários, parcerias, seja apoiando os trabalhadores e criando um futuro melhor para todos. Esses são alguns dos assuntos globais sobre os quais desejo falar. É um grande prazer me encontrar com Lula – disse o premiê canadense.

Em sua fala inicial, Lula disse que o encontro com Trudeau é “extremamente importante para o Brasil” para, potencialmente, dobrar as relações comerciais entre os dois países.

– Interessa ao Brasil conversar com o Canadá sobre a questão do clima. A questão do clima mexe com o mundo inteiro, tem muita gente falando e pouca gente fazendo o que tem que ser feito, acordos muitas vezes não são cumpridos – afirmou Lula.

A agenda com Trudeau foi a sexta reunião bilateral travada no G7. Até o momento, o petista já conversou com líderes da Austrália, Japão, Indonésia, França e Alemanha, além da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

*AE

Leia também1 No Japão, Lula "pede socorro" à Argentina junto ao FMI
2 A paz ficará mais próxima, diz Zelenski ao chegar no G-7
3 Abaixo-assinado por CPI contra STF e TSE passa 350 mil nomes
4 Mendonça é homenageado em jantar do grupo Prerrogativas
5 Japão promete isenção de visto de turista para brasileiros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.