Leia também:
X Hepatite infantil misteriosa ultrapassa mil casos, diz OMS

Taxa anual de inflação nos EUA é a mais alta em mais de 40 anos

Inflação atingiu o patamar de 9,1% nos últimos 12 meses, maior avanço desde novembro de 1981

Pleno.News - 13/07/2022 12h07 | atualizado em 13/07/2022 12h29

Presidente dos EUA, Joe Biden Foto: EFE/EPA/Yuri Gripas/POOL

A inflação dos Estados Unidos bateu em junho um novo recorde nos últimos 40 anos, ao atingir o patamar de 9,1% nos últimos 12 meses, segundo dados publicados nesta quarta-feira (13) pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas do país (BLS, pela sigla em inglês). Este foi o maior avanço do índice desde novembro de 1981.

A elevação mensal dos preços ao consumidor, de acordo com o órgão, foi de 1,3%. A alta dos valores da gasolina e dos alimentos foi o que mais influenciou nesta nova variação da inflação. Ao todo, o aumento nos preços da energia foi de 7,5% em um mês e contribuiu, dessa forma, com quase metade da inflação mensal.

Somente a gasolina teve alta de 11,2%, enquanto os alimentos subiram 1% no último mês. Nos últimos 12 meses, o valor da energia apresentou aumento de 41,6%, no maior índice desde abril de 1980. Os preços dos alimentos, por sua vez, subiram em um ano 10,4%, a elevação mais acentuada desde fevereiro de 1981.

A taxa dos últimos 12 meses da inflação subjacente, que mede o encarecimento dos preços excluindo a energia e os alimentos, foi de 5,9%. A inflação elevada vem afetando há meses a economia americana e leva o Federal Reserve (Fed), Banco Central americano, a elevar sucessivamente as taxas de juros no país.

O Fed já emitiu diversos alertas de que priorizará a queda da inflação, embora as medidas de política monetária restritiva possam afetar a evolução econômica.

*AE

Leia também1 Anestesista preso por estupro já é réu por erro de diagnóstico
2 Gretchen revela que não deixará herança para filhos: 'Gasto tudo'
3 Modelo tentou matar namorado e suicidou-se, conclui Justiça
4 Sri Lanka: Presidente sai do país, e premiê decreta emergência
5 Pr. Cláudio Duarte dá detalhes sobre Marcha para Jesus no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.