Leia também:
X Vulcão que pode causar tsunami no Brasil segue em alerta amarelo

Talibãs extinguem Ministério para Assuntos da Mulher

Nesta sexta-feira, foi formalizada a criação de outra pasta

Pleno.News - 17/09/2021 15h42 | atualizado em 17/09/2021 16h31

Talibã tomou o poder no Afeganistão Foto: EFE/EPA/STRINGER

Os talibãs formalizaram, nesta sexta-feira (17), a extinção do Ministério para Assuntos da Mulher e a criação do Ministério para a Propagação da Virtude e da Prevenção ao Vício, segundo informações obtidas pelas agência EFE.

Três funcionárias do Ministério para Assuntos da Mulheres confirmaram o fim da pasta, que havia sido criada para promover políticas públicas e direitos. As fontes garantiram que não há um órgão governamental semelhante no novo governo dos talibãs.

No lugar do ministério voltado para a mulher, foi criado o da Propagação da Virtude e da Prevenção ao Vício, que ficará encarregado por uma rígida implementação das normas islâmicas e que terá como titular Mohamad Khalid.

O prédio onde funcionava o Ministério para Assuntos da Mulher, já teve retirada a placa de identificação, com a instalação de uma nova, com o nome da pasta recém-criada.

O recém-extinto ministério havia sido criado em 2001, durante o governo do presidente Hamid Karzai, como parte dos esforços internacionais para abordar o tema no Afeganistão.

Durante as últimas duas décadas, a pasta teve como missão desenvolver políticas, promover direitos, combater a violência e a discriminação de gênero no país.

O Ministério para a Propagação da Virtude e da Prevenção ao Vício já existiu no governo do primeiro regime talibã, que acabou com a invasão das tropas dos Estados Unidos, em 2001.

Sob as ordens da pasta recriada está a chamada “polícia religiosa”, que açoitava homens nas ruas por ouvirem música, se barbearem, não rezarem, e mulheres que não usavam burca ou véu que cobria todo o corpo, entre outras razões.

*EFE

Leia também1 Afeganistão é seguro e aberto a investimentos, diz Talibã
2 Ex-combatente de guerra, trans vence luta feminina no MMA
3 Afeganistão: ONU diz que Talibã matou 4 pessoas em protesto pacífico
4 Talibãs açoitam jornalistas que cobriam protesto em Cabul
5 Organização expõe situação de cristãos no Afeganistão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.