Leia também:
X ‘Bolsonaro da África’, presidente da Guiné-Bissau vem ao Brasil

Talibãs culpam EUA por mortes de civis no aeroporto de Cabul

Porta-voz do grupo terrorista deu declarações nesta segunda-feira

Pleno.News - 23/08/2021 15h56 | atualizado em 23/08/2021 16h43

Talibã tomou o poder em Cabul Foto: EFE/EPA/STRINGER

Nesta segunda-feira (23), os talibãs culparam os Estados Unidos pelas mortes de civis no aeroporto de Cabul. Ele argumentaram que o “efeito manada”, provocado com o início das evacuações, está por trás do caos.

– As forças americanas posicionadas no aeroporto Hamid Karzai (de Cabul) são as responsáveis por matar os civis, porque elas os convidaram – declarou à Agência EFE o principal porta-voz dos insurgentes, Zabihullah Mujahid.

O caos no aeroporto internacional da capital afegã, onde até a semana passada milhares de pessoas lotavam as entradas para tentar pegar algum voo de evacuação, da comunidade internacional, provocou a morte de ao menos sete civis, segundo informou o governo do Reino Unido no domingo.

Mujahid afirmou ainda que os combatentes talibãs estão mobilizados na região “para não permitir a entrada de homens irresponsáveis no aeroporto”.

As observações do porta-voz talibã chegam no mesmo dia em que as autoridades alemãs relataram um ataque de um indivíduo armado às forças de segurança posicionadas no aeroporto, deixando um morto e três feridos, aparentemente o primeiro ataque deste tipo desde a queda de Cabul, há uma semana.

O tiroteio ocorreu no portão norte do aeroporto de Cabul. Um membro das forças de segurança afegãs morreu e três ficaram feridos em um incidente que também envolveu forças alemãs e americanas.

A vitória dos rebeldes, que em pouco mais de uma semana conquistaram quase todo o país, fez com que milhares de civis desesperados lotassem as pistas de pouso do aeroporto da capital afegã, para tentarem fugir do Afeganistão.

*EFE

Leia também1 Aguinaldo critica governo dos EUA e chama Biden de ancião
2 Talibã ameaça reagir se EUA não retirarem tropas até 31 de agosto
3 Biden diz que esforços em Cabul não passarão de 31 de agosto
4 Repórter que chamou Talibãs de 'amigáveis' deixa o Afeganistão
5 EUA: Pastor critica Joe Biden por situação trágica no Afeganistão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.