Leia também:
X Jornalista que chamou membros do Talibã de ‘amigáveis’ é repreendida por eles

Talibã constrange Joe Biden ao exibir armas e tanques dos EUA

Vídeos mostram terroristas ostentando arsenal norte-americano

Gabriela Doria - 19/08/2021 15h31 | atualizado em 19/08/2021 16h05

Talibãs ostentam armas e equipamentos dos EUA Foto: EFE/EPA/Stringer

Após uma saída “atrapalhada” e desorganizada do Afeganistão, os Estados Unidos agora são obrigados a ver os próprios armamentos e tanques blindados sob poder do Talibã. Combatentes do grupo terrorista têm ostentado armamentos enviados por Washington e aparecem até subindo nos tradicionais helicópteros Black Hawk das Forças Armadas dos EUA, causando grande constrangimento ao país.

A grande quantidade de armamentos, munições e equipamentos agora em poder dos terroristas chegaram ao país ao longo dos 20 anos, período em que os Estados Unidos ocuparam o Afeganistão e municiaram as Forças Armadas locais.

Nas imagens, os rebeldes estão em posse de rifles M4 e M18 e de fuzis M24, ou dirigindo os emblemáticos Humvees americanos. Em um vídeo, os terroristas estão usando uniformes dos militares americanos.

As provocações do Talibã ao governo do democrata Joe Biden surtiram efeito. A popularidade do presidente vem caindo desde que o caos foi instaurado no Afeganistão por causa da retirada das tropas dos EUA. As imagens também causaram constrangimento geral na Casa Branca, que empenhou trilhões de dólares na ocupação do território afegão e perdeu milhares de seus soldados na incursão àquele país.

– Obviamente, não temos um mapa completo de onde foi parar cada material de defesa, mas certamente uma grande quantidade caiu nas mãos dos talibãs. Naturalmente, não acreditamos que irão nos entregar facilmente – afirmou o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Leia também1 Jornalista que chamou membros do Talibã de 'amigáveis' é repreendida por eles
2 Afeganistão: Cidadãos entregam criança a exército americano
3 EUA acusam Talibã de barrar saída de afegãos do Afeganistão
4 Biden previa controle do Talibã no Afeganistão só no fim do ano
5 FMI bloqueia acesso do Talibã a cerca de US$ 400 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.