Leia também:
X Zelensky critica neutralidade de Bolsonaro diante da guerra

Sri Lanka: Parlamento elege ex-premiê como novo presidente

Ranil Wickremesinghe, no entanto, também foi alvo dos protestos populares que derrubaram Gotabaya Rajapaksa do poder

Pleno.News - 20/07/2022 14h04 | atualizado em 20/07/2022 14h38

Novo presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe Foto: EFE/EPA/CHAMILA KARUNARATHNE

O ex-primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, foi oficializado como novo presidente do país nesta quarta-feira (20) após a eleição no Parlamento que definiu o substituto de Gotabaya Rajapaksa, que renunciou no dia 14 de julho, depois de fugir do país em meio a uma forte crise política e econômica.

Wickremesinghe, que também foi alvo dos protestos populares que derrubaram o governo, chegando a prometer renunciar ao cargo em meio aos tumultos, vinha exercendo a presidência interinamente desde então.

De acordo com os resultados oficiais, Wickremesinghe, que foi primeiro-ministro seis vezes, recebeu 134 votos, contra 82 de seu principal rival Dullas Alahapperuma e apenas três do esquerdista Anura Dissanayake.

– Agora, o tempo para nossas divisões acabou. Estou pronto para conversar com todos vocês – disse o novo presidente do Sri Lanka.

Aos 73 anos, Wickremesinghe assume o governo com o objetivo de liderar o país até 2024, cumprindo o mandato de seu antecessor. Seus principais desafios serão a retomada das negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um possível resgate financeiro e a resistência popular a seu nome.

Na eleição no Parlamento, Wickremesinghe foi apoiado pelo partido do presidente deposto, o Sri Lanka Podujana Peramuna (SLPP). Sua candidatura, porém, irritou manifestantes que pedem a sua demissão desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro e ameaçaram protestos se aprovassem o escolhido.

– O país inteiro não queria que Ranil fosse eleito, porque ele é uma pessoa que foi rejeitada. Não chegou ao Parlamento graças ao voto dos cingaleses, mas porque Gotabaya Rajapaksa queria dar uma chance – disse Mohamed Farook, um dos manifestantes do acampamento Galle Park em Colombo, epicentro dos protestos.

O país insular sofre com a falta de medicamentos, alimentos e combustível, causada em parte pela grande endividamento, políticas governamentais errôneas e o efeito da pandemia no turismo. Esta situação deu origem a protestos em toda a ilha, desde o final de março, quando milhares de pessoas começaram a sair para as ruas para pedir a demissão de Rajapaksa.

*AE

Leia também1 PT e PDT pedem remoção de vídeo de Bolsonaro e diplomatas
2 PL cancela 40 mil inscrições para convenção de Bolsonaro
3 Agente penal que matou petista tem alta da UTI, diz polícia
4 Homem é morto a tiros em set de filmagem da série Law & Order
5 PT aciona TSE contra Bolsonaro por novos posts envolvendo PCC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.