Leia também:
X Recém-nascida é resgatada após ser enterrada viva

Soros diz que Putin deve ser derrotado para salvar civilização

Bilionário deu declarações nesta terça-feira

Pleno.News - 24/05/2022 19h12 | atualizado em 25/05/2022 09h39

George Soros Foto: EFE/Stefan Zaklin

Nesta terça-feira (24), o bilionário George Soros afirmou, em Davos, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve ser derrotado o mais rápido possível. Segundo ele, essa é “a melhor e talvez a única maneira de preservar nossa civilização”.

Em seu discurso durante seu tradicional jantar com a imprensa no Fórum Econômico de Davos, Soros também comentou que a invasão russa “pode ​​​​ter sido o início da Terceira Guerra Mundial”.

– Devemos mobilizar todos os nossos recursos para que a guerra (na Ucrânia) termine logo – falou.

O investidor e filantropo húngaro-americano comentou ainda que, “enquanto a guerra continua, a luta contra a mudança climática deve ficar em segundo plano. No entanto, especialistas nos dizem que já estamos muito atrasados ​​e que a mudança climática está prestes a se tornar irreversível”.

– Isso pode ser o fim da nossa civilização – alertou Soros.

Ele disse acreditar que essa perspectiva é “particularmente aterrorizante”.

– A maioria de nós aceita a ideia de que, eventualmente, devemos morrer, mas damos como certo que nossa civilização sobreviverá – comentou.

Para Soros, Putin “sabe bem o quão vulnerável é sua posição”, “parece ter reconhecido” seu “terrível erro” ao invadir a Ucrânia e agora está “preparando o terreno para negociar um cessar-fogo”.

No entanto, segundo ressaltou, “o cessar-fogo é inatingível, porque não é confiável. Putin teria que iniciar negociações de paz, o que ele não fará porque seria equivalente a desistir”.

Soros também opinou que, depois de muita hesitação, a União Europeia (UE) parece estar “no caminho certo”, agindo com mais “velocidade, unidade e espírito” do que nunca, especialmente na busca pela independência energética, mas também por uma maior integração política.

Soros destacou especialmente a “coragem” de Mario Draghi, primeiro-ministro da Itália, um país que depende do gás russo tanto ou mais do que a Alemanha.

Em uma recente conversa com ele, Soros advertiu que Putin “está chantageando” a Europa como fez no ano passado, quando armazenou gás em vez de enviá-lo para a Europa, criando escassez, elevando os preços e fornecendo-lhe “muito dinheiro”.

Mas tal estratégia, segundo Soros, desta vez “não é tão sólida quanto parece” porque a capacidade de armazenamento de gás da Rússia deve atingir o pico em julho e porque a Europa é o único mercado para o gás russo.

– Se você não fornecer para a Europa, terá que fechar os campos na Sibéria, de onde vem o gás, cerca de 12 mil poços. Levará tempo para fechá-los e, uma vez fechados, será muito difícil reabri-los, por causa dos equipamentos antigos – argumentou.

Além disso, Soros criticou as “políticas mercantis” da ex-chanceler alemã Angela Merkel, dizendo que o país agora pagará um “preço alto” pelos acordos especiais assinados com a Rússia, inclusive, por terem permitido que a China se tornasse o maior mercado de exportações da Alemanha.

Quanto à China, Soros declarou que seu presidente, Xi Jinping, “está fadado ao fracasso” porque concordou que Putin lançasse seu “ataque fracassado” contra a Ucrânia, o que era contra os interesses da China.

– A China deveria ter sido o parceiro principal na aliança com a Rússia, mas a falta de assertividade de Xi Jinping permitiu que Putin usurpasse essa posição – acrescentou Soros.

De acordo com Soros, no entanto, o “pior erro” do presidente chinês foi “dobrar seu compromisso com a política de “zero Covid”, uma vez que os bloqueios tiveram “consequências desastrosas” e mergulharam a economia chinesa em uma queda, o que, combinado com a crise imobiliária e interrupções nas cadeias de suprimentos, pode levar a uma depressão global.

*EFE

Leia também1 Rússia e China fazem exercício militar em visita de Biden à Ásia
2 Inteligência da Ucrânia: Putin sofreu tentativa de assassinato
3 Após o McDonald's, Starbucks diz que também deixará a Rússia
4 Rússia veta entrada de Biden e outros 962 americanos no país
5 Cicciolina oferece sexo a Putin para acabar com a guerra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.