Leia também:
X Na ONU, Brasil condena ataque da Rússia a usina nuclear

“Sofremos um ataque terrorista nuclear da Rússia”, diz Ucrânia

Na ONU, embaixador ucraniano Sergiy Kyslytsya comentou o ataque russo a uma usina nuclear

Henrique Gimenes - 04/03/2022 16h24 | atualizado em 04/03/2022 17h02

Reunião do Conselho de Segurança da ONU Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

Nesta sexta-feira (4), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma reunião de emergência para tratar de um ataque feito pela Rússia a uma usina nuclear na Ucrânia. No encontro, o embaixador ucraniano na organização, Sergiy Kyslytsya, disse que seu país sofreu “um ataque terrorista nuclear da Rússia”.

O ataque à usina ocorreu nesta quinta-feira (3), após o exército russo bombardear o local. Diante dos riscos, representantes de diversos países do mundo criticaram a ação. Ao falar sobre o episódio, Kyslytsya disse que funcionários da usina foram mortos pelos russos.

– O órgão de monitoramento não teve acesso à usina. Alguns sistemas não estão funcionando (…) É alarmante que muitos funcionários da manutenção da usina tenham sido mortos por soldados russos. Não houve troca de turno (…) Exigimos reações claras da agência internacional de energia atômica – destacou.

Já o representante russo na ONU, Vasily Nebenzia, disse que a Rússia controla a usina desde o dia 28 de fevereiro. Ele também garantiu que ela está operando sem risco de vazar material radioativo.

– A usina foi tomada em 28 de fevereiro pelas forças russas. Fizemos isso para evitar que nacionalistas ucranianos e outros terroristas se beneficiem e façam ameaças nucleares. Além disso, para evitar interrupção do fornecimento de energia para Ucrânia e consumidores europeus. A equipe que está operando tem experiência e sabe cuidar da usina (…) A usina continua operando e não existe nenhum risco de vazamento de material radioativo – ressaltou.

Leia também1 Embaixadora dos EUA na ONU: Ataque a usina ameaçou Europa
2 Na ONU, Brasil condena ataque da Rússia a usina nuclear
3 TV russa divulga imagens do maior avião do mundo destruído
4 Rússia diz que futuro da guerra depende de resposta da Ucrânia
5 Rússia aprova lei que pune fake news contra Forças Armadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.