Leia também:
X Putin dirigirá exercícios com mísseis balísticos neste sábado

Sob tensão com Rússia, Ucrânia tem creche bombardeada

Governo da Ucrânia e grupos rebeldes apoiados pela Rússia trocam acusações

Pierre Borges - 18/02/2022 15h16 | atualizado em 18/02/2022 16h00

Bombardeio na Ucrânia
Foto divulgada pela assessoria de imprensa da Polícia Nacional da Ucrânia mostra resultado do bombardeio Fotos: EFE/EPA/UKRAINE NAT. POLICE PRESS SERV. / HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

Nesta quinta-feira (17), a região leste da Ucrânia sofreu o pior bombardeio em anos. As explosões atingiram a área esportiva de uma creche por volta das 9 horas da manhã (pelo horário local). No entanto, nenhuma criança morreu porque, no momento da explosão, elas estavam no refeitório, tomando café da manhã.

– A explosão ocorreu por volta das 9h da manhã. Eu estava na lavanderia. A onda de choque me jogou em direção à porta. Eu não sentia mais o lado direito da minha cabeça – contou Natalia Slessareva, de 54 anos, que trabalha na creche Stanitsa Luganska.

O governo da Ucrânia e grupos rebeldes separatistas apoiados pela Rússia trocam acusações sobre a autoria do bombardeio, que continuou ocorrendo na região até esta sexta-feira (18). Dois grupos, porém, anunciaram hoje que farão uma retirada do país, rumo à Rússia.

Por meio das redes sociais, o chefe da autoproclamada República Popular de Donetsk, Denis Pushilin, disse que o governo russo já havia concordado em abrigar os rebeldes que deixassem a Ucrânia. Pouco tempo depois, outro grupo separatista, o que domina a cidade ucraniana de Luhansk, disse que também está fazendo planos de retirada.

De acordo com a agência de notícias russa Interfax, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não tinha conhecimento da situação e tampouco soube responder se os movimentos dos grupos rebeldes estavam sendo coordenados com a Rússia.

Acredita-se que milhões de civis vivam nas duas regiões controladas pelos rebeldes no leste da Ucrânia. A maioria é falante de russo e muitos já receberam a cidadania russa. Países ocidentais disseram acreditar que o bombardeio é parte de um pretexto do governo russo para justificar a invasão.

Os Estados Unidos disseram que a Rússia, embora tenha dito que começou a retirar tropas de perto da Ucrânia nesta semana, está fazendo o oposto: aumentou a força que ameaça seu vizinho para entre 169.000 e 190.000 soldados, dos 100.000 no final de janeiro.

– Esta é a mobilização militar mais significativa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial – disse o embaixador dos EUA, Michael Carpenter, em uma reunião na Organização para Segurança e Cooperação na Europa, com sede em Viena.

O presidente americano, Joe Biden, considera que a situação revela uma nova escalada e se reúne nesta sexta com líderes do Reino Unido, do Canadá, da França, da Alemanha, da Itália, da Polônia e da Romênia, além da União Europeia e da Otan.

Leia também1 Putin dirigirá exercícios com mísseis balísticos neste sábado
2 Passaporte sanitário contra a Covid-19 chega ao fim em Israel
3 Petrópolis: Sobe para 218 o nº de desaparecidos após chuvas
4 Reitores indicados por Bolsonaro criam associação após ataques
5 Tive 'conversa reservada' com Putin sobre a Ucrânia, diz Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.