Leia também:
X Avião levando Nancy Pelosi pousa no aeroporto em Taiwan

Site do governo de Taiwan sai do ar após ataque cibernético

Fato ocorre no mesmo dia da chegada da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à nação insular

Paulo Moura - 02/08/2022 13h15 | atualizado em 02/08/2022 13h23

Site do governo de Taiwan sofreu ataque cibernético Foto: Unsplash

O site oficial do governo de Taiwan sofreu um ataque cibernético e saiu do ar nesta terça-feira (2). O fato ocorre justamente no dia que marca a chegada da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, em território taiwanês. Ao tentar acessar a página em inglês, o usuário recebe apenas um “OK” escrito na tela.

Site do governo de Taiwan está fora do ar Foto: Reprodução/Site Governo de Taiwan

De acordo com um comunicado emitido pelo governo local, o site foi atacado por volta das 17h [pelo horário local, 6h de Brasília], ou seja, várias horas antes do desembarque de Pelosi. O tráfego do portal teria aumentado em até 200 vezes na comparação com os acessos de um dia normal, tornando o site incapaz de exibir qualquer conteúdo.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, os sites taiwaneses – particularmente os do Partido Democrático Progressista – são historicamente alvos de hackers chineses durante momentos críticos, como eleições e crises. Apesar disso, não foi confirmado se os ataques desta terça possuem relação com a visita de Pelosi.

SOBRE A VISITA DE PELOSI EM TAIWAN
O avião da Força Aérea dos Estados Unidos com a presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, pousou no fim da noite [pelo horário local] desta terça em Taiwan. A chegada da parlamentar à nação insular acontece em um momento de tensão entre Estados Unidos e China justamente por causa da visita.

Mais cedo nesta terça, os chineses alertaram que os Estados Unidos poderiam enfrentar “consequências desastrosas” caso contrariassem a China em relação à viagem de Pelosi, a Taiwan. O alerta foi feito pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em uma coletiva de imprensa.

Pelosi é a funcionária do mais alto escalão do governo americano a visitar Taiwan em mais de 25 anos. Segundo fontes do United Daily News, Liberty Times e China Times, os três maiores jornais nacionais de Taiwan, Pelosi irá passar a noite na ilha.

Leia também1 Avião levando Nancy Pelosi pousa no aeroporto em Taiwan
2 Internada desde o parto, filha de Juliano Cazarré recebe alta
3 Anitta aparece em terreiro de Candomblé após cirurgia
4 "Inquéritos de Moraes são ilegais e imorais", diz Bolsonaro
5 Abilio Diniz após morte do filho: 'Estou completamente sem chão'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.