Leia também:
X Amoêdo descreve fala de Lula sobre Ucrânia como “absurda”

Seul abre fogo de advertência após incursão da Coreia do Norte

Resposta aconteceu após barco patrulha norte-coreano cruzar fronteira marítima

Pleno.News - 16/04/2023 09h18 | atualizado em 17/04/2023 14h20

Bandeira da Coreia do Sul Foto: Pixabay

Um navio da Marinha da Coreia do Sul abriu fogo de advertência para afastar um barco patrulha da Coreia do Norte que cruzou sua fronteira marítima no sábado (15), segundo informaram, neste domingo (16), fontes militares sul-coreanas.

O navio norte-coreano atravessou a Linha de Limite Norte (NLL), que marca a divisão marítima entre os dois países no Mar Amarelo – chamado de Mar Ocidental em ambas as Coreias -, no sábado às 11h (23h de sexta-feira em Brasília), o que levou a Marinha do Sul a enviar uma patrulha.

Depois que a embarcação norte-coreana falhou em responder às transmissões de alerta e tentativas de comunicação do Sul, o navio sul-coreano disparou dez tiros de alerta de seu canhão automático, forçando o barco norte-coreano a se retirar.

O Norte teria feito a incursão enquanto perseguia um barco pesqueiro chinês, relatou a agência sul-coreana Yonhap, e, segundo o JCS, o barco norte-coreano teria permanecido ao sul da linha NLL por cerca de dez minutos.

Em outubro de 2022, uma embarcação de guerra sul-coreana também disparou tiros de advertência contra um navio mercante norte-coreano pelo mesmo motivo e, em resposta, as forças norte-coreanas também abriram fogo de advertência contra o Sul.

A península vive um nível histórico de tensão depois de um 2022 em que Pyongyang, que rejeitou ofertas para voltar ao diálogo, realizou um número recorde de testes de armas e em que Seul e Washington voltaram a realizar grandes manobras e a exercitar a dissuasão ampliada.

*EFE

Leia também1 Emirados Árabes autorizam extradição de Thiago Brennand
2 Bolsonaro quis zerar imposto de importação até 100 dólares
3 Lula está brincando ou vive em Nárnia, diz Rogério Marinho
4 Michelle reposta looks que usou ao encontrar liderança chinesa
5 Desembargador diz que Paraná "tem nível cultural superior"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.