‘Sem data para conversar com o Brasil’, diz porta-voz de Biden
Biden ligará para líderes mundiais, porém o Brasil não tem prioridade
Monique Mello - 21/01/2021 17h03 | atualizado em 14/10/2021 12h13
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende entrar em contato com vários líderes mundiais nos próximos dias. No entanto, o Brasil não possui prioridade em sua lista.
Nesta quarta-feira (20), a porta-voz do governo dos Estados Unidos, Jen Psaki , realizou a primeira entrevista coletiva na Casa Branca e afirmou que não há uma data para conversar com o Brasil.
Com a agenda ambiental como uma das prioridades do novo governo, Psaki diz que o Brasil será pauta nos próximos meses.
Durante as eleições norte-americanas, Biden fez duras críticas ao governo brasileiro com relação à Amazônia, incluindo ameaças de sanções econômicas.
– A Floresta Amazônica no Brasil está sendo destruída, arrancada. Mais gás carbônico é absorvido ali do que todo o carbono emitido pelos EUA. Eu tentarei ter a certeza de fazer com que os países ao redor do mundo levantem US$ 20 bilhões e digam (ao Brasil): ‘Aqui estão US$ 20 bilhões, pare de devastar a floresta. Se você não parar, vai enfrentar consequências econômicas significativas – declarou o democrata.
O presidente Jair Bolsonaro, se mostrou inclinado à diplomacia e reforçou que a relação do Brasil com os EUA é longa e sólida. Nesta quarta-feira (20), Bolsonaro enviou uma carta ao novo ocupante da Casa Branca.
Leia também1 'Biden conhece o Brasil melhor do que outro presidente'
2 Bilionário George Soros celebra chegada de Joe Biden ao poder
3 Saiba quais foram as primeiras medidas adotadas por Joe Biden
4 Jair Bolsonaro cumprimenta e envia carta para Joe Biden
5 Biden diz que Trump deixou uma carta "muito generosa" para ele