Leia também:
X Noiva descobre que sogra é sua mãe durante casamento

Estados Unidos esperam voltar ao pleno emprego em 2022

Secretária do Tesouro deu declarações durante evento promovido pelo Banco Mundial e o FMI

Pleno.News - 06/04/2021 16h00 | atualizado em 06/04/2021 16h13

Secretária do Tesouro dos EUA espera volta ao pleno emprego em 2022 Foto: Pexels

A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, espera que os Estados Unidos retomem o pleno emprego em 2022. Segundo ela, o governo do presidente Joe Biden decidiu agir “de forma grande”, com uma série de medidas fiscais para vencer a pandemia e viabilizar a recuperação econômica do país com rapidez, porque os riscos da crise eram expressivos, sobretudo, para a geração de postos de trabalho em nível nacional.

De acordo com Yellen, o governo norte-americano incentiva “os países em desenvolvimento a empregar políticas fiscal e monetária para apoiar a recuperação global”.

Para ela, é responsabilidade das nações avançadas lutar contra a pobreza em termos internacionais, para reduzir as dificuldades de avanço econômico e social de mercados emergentes.

– Neste contexto, queremos que progresso de dívida de países em desenvolvido não seja revertido. Esperamos que ocorra avanço da alocação de (reservas) de SDR do FMI – comentou Yellen.

As declarações dela foram em referência à sigla em inglês para Direitos Especiais de Saque, a unidade monetária empregada pelo Fundo Monetário Internacional para repassar recursos a países-membros.

Janet Yellen também apontou que o presidente Joe Biden está muito focado em medidas para combater a mudança climática, que farão parte, inclusive, do novo plano de investimentos em infraestrutura, de 2,25 trilhões de dólares (R$ 12 trilhões).

– Os EUA estão muito comprometidos a cumprir objetivos do acordo de Paris. Precisamos assegurar que países em desenvolvimento possam atingir objetivos climáticos com crescimento. Temos de trabalhar juntos para cooperar e enfrentar tais desafios – declarou.

Ela fez os comentários em evento conjunto promovido pelo Banco Mundial e o FMI.

*Estadão

Leia também1 EUA participam de negociações do programa nuclear iraniano
2 Órgão dos EUA: Detergente basta para limpar superfícies
3 Biden diz não estar preocupado que impostos afetem economia
4 EUA: Vacinação está acelerada, mas casos de Covid sobem 7%
5 Mundo chega a 130 milhões de casos do novo Coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.