Leia também:
X Contra Maduro, Guaidó manterá relações com os EUA

Quem é Guaidó, presidente interino da Venezuela

Político de 35 anos levou multidão às ruas contra Maduro

Ana Luiza Menezes - 23/01/2019 21h36 | atualizado em 24/01/2019 15h39

Apesar de já estar no cenário político venezuelano há bastante tempo, Juan Guaidó ganhou maior repercussão nesta quarta-feira (23), quando se apresentou como presidente interino da Venezuela. Aos 35 anos, o líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro, é também responsável pela presidência da Assembleia Nacional do país.

Com apoio dos Estados Unidos, e outros países como o Brasil, ele tem a missão de derrubar o atual Chefe de Estado para restabelecer a democracia no país. Com a Constituição na mão e um grande número de adeptos nas ruas, Guaidó marcou o dia com seu posicionamento de resistência ao regime chavista.

Membro do partido Vontade Popular, ele nasceu em 1983 e é originário do estado de Vargas. Na adolescência, sobreviveu a uma tragédia que aconteceu em 1999 por causa de uma grande inundação que matou mais de 10 mil pessoas no Norte do país.

Casado com Fabiana Rosales, Juan tem uma filha, Miranda. Sua trajetória política teve início quando ele se tornou dirigente estudantil ao cursar engenharia na Universidade Católica Andrés Bello, em Caracas. Em 2009, ajudou a fundar o partido Vontade Popular, ao lado de Leopoldo López, que está em prisão domiciliária desde agosto de 2017.

Juan também estudou nos Estados Unidos, na Universidade George Washington. Nas eleições de 2010, conseguiu ser eleito como deputado suplente. Em 2015, participou de uma greve de fome organizada para exigir a marcação de eleições legislativas nas quais acabaria eleito, com cerca de 100 mil votos, fazendo parte da maioria que controla agora a Assembleia Nacional.

No parlamento, trabalhou em projetos de defesa da soberania da nação, sobre Esequibo, uma região disputada com a Guiana, e denunciou as ramificações da Operação Lava-Jato na Venezuela.

Leia também1 Brasil reconhece Guaidó como presidente da Venezuela
2 EUA reconhecem Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.