Leia também:
X Ataques em Bagdá matam 13 pessoas e ferem mais de 30

Saiba quais foram as primeiras medidas adotadas por Joe Biden

Novo presidente americano tomou medidas midiáticas e focou em derrubada de atos determinados por Trump

Paulo Moura - 21/01/2021 10h31 | atualizado em 21/01/2021 10h57

Biden tomou diversas medidas midiáticas já em seu primeiro dia como presidente Foto: EFE/EPA/Justin Lane

Na tarde de quarta-feira (20), logo após tomar posse como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden já assinou as primeiras medidas oficiais no comando do país. Em boa parte delas, a equipe do novo presidente focou em derrubar medidas que foram determinadas pelo ex-presidente Donald Trump.

Ao todo, foram 17 ações incluídas no pacote; algumas bem midiáticas. Biden determinou, por exemplo, que o governo pare qualquer investimento federal na construção de muros na fronteira dos Estados Unidos com o México, além de promover mudanças nas políticas para a imigração regional, uma medida sobre a qual ainda não há detalhes.

O novo presidente também determinou o uso de máscaras em prédios da administração pública, a fim de evitar a disseminação do coronavírus no país onde ele mais se propagou, causando mais de 400 mil mortes até agora. Na área de relações internacionais, Biden determinou a anulação da saída dos EUA do acordo climático de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda relacionado ao tema imigração, Biden reverteu uma ordem de 2017, de Trump, que proibia viagens aos Estados Unidos de uma série de países de maioria muçulmana, como Sudão, Síria, Somália, Iêmen e Irã. A medida também livra os cidadãos venezuelanos da proibição de viajarem para os EUA.

Biden também focou em temas que são caros à esquerda, como a assinatura de uma ordem executiva voltada à “prevenção e [ao] combate à discriminação com base na identidade de gênero ou orientação sexual” e uma outra, voltada para a “proteção da saúde pública e do meio ambiente e restauração da ciência para enfrentar a crise climática”.

Leia também1 Biden recoloca EUA no Acordo de Paris e cancela saída da OMS
2 Confira a íntegra do discurso de posse do presidente Joe Biden
3 Biden diz que Trump deixou uma carta "muito generosa" para ele
4 Jair Bolsonaro cumprimenta e envia carta para Joe Biden
5 Doria sobre Joe Biden: 'Retomada de valores democráticos'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.