Leia também:
X EUA: Policial que atirou em negro não será denunciado

Saiba como será a sessão para certificar a eleição americana

Congressistas se reúnem nesta quarta para definir se aprovam ou não a votação dos delegados

Paulo Moura - 06/01/2021 07h44 | atualizado em 06/01/2021 09h07

Novo presidente dos Estados Unidos será definido nesta quarta Foto: Wikimedia

Os congressistas americanos se reúnem nesta quarta-feira (6) para certificar o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos. O processo, que pode aprovar ou reprovar o resultado obtido por meio dos votos dos delegados estaduais, reunirá diversos procedimentos formais entre os parlamentares para que a oficialização aconteça.

Diferente do que acontece normalmente, quando a sessão é apenas mais um instrumento regulamentar do processo eleitoral, neste ano o momento deve ser quente, já que o presidente Donald Trump não reconheceu o resultado do total de delegados e afirma que houve fraude durante a votação popular em novembro. Por conta disso, o processo deve demorar mais do que o normal.

COMO ACONTECERÁ A SESSÃO
De acordo com a Lei da Contagem Eleitoral de 1887, os membros da Câmara dos Representantes e do Senado se reúnem no Capitólio para a certificação. O início do processo está previsto para as 15h (hora de Brasília). O vice-presidente Mike Pence preside a sessão, já que acumula a função de presidente do Senado. Ele deve abrir os certificados dos votos eleitorais emitidos por cada estado.

Após a abertura dos certificados, Pence entregará o material aos “contadores”, para lerem em voz alta. Então, quando a certificação de cada estado for lida, Pence perguntará se há objeções na Casa. Quaisquer objeções serão então lidas, e a sessão será suspensa. Os membros das duas casas (Senado e Câmara) então as avaliam separadamente.

A discussão sobre cada objeção será limitada a duas horas. Depois, ambas as casas votam na objeção. Uma maioria simples é necessária para rejeitar os votos do estado. Após a contagem de todos os votos, o vice-presidente declarará o vencedor geral da eleição.

Leia também1 Manifestantes se reúnem para protesto pró-Trump
2 Eduardo Bolsonaro faz visita à Casa Branca com esposa e filha
3 Justiça britânica nega extradição de Julian Assange para os EUA
4 Pompeo sobre relacionamento com Brasil: 'Nível mais elevado'
5 Pence vai à Justiça para evitar mudança no resultado da eleição

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.