Leia também:
X Bomba faz restaurante do ator Robert de Niro ser esvaziado

Sahle-Work Zewde se torna a primeira presidente da Etiópia

Embaixadora assume o poder após a renúncia de Mulatu Teshome, que presidiu a nação desde 2013

Pleno.News - 25/10/2018 10h41 | atualizado em 25/10/2018 11h38

Ex-diretora-geral da ONU em Nairóbi, Sahle-Work Zewde, é a primeira mulher eleita como presidente da Etiópia Foto: Reprodução/Twitter

Uma sessão conjunta das duas câmaras do Parlamento da Etiópia escolheu a primeira mulher para presidente do país africano nesta quinta-feira (25). Sahle-Work Zewde, de 68 anos, assume o lugar de Mulatu Teshome, que estava no poder desde 2013 e renunciou hoje ao cargo. O presidente tem um alto valor representativo, mas não implica em poderes executivos como no Brasil.

– Precisamos nos tornar uma sociedade que rejeita a opressão das mulheres. Peço a todos vocês que defendam nossa paz, em nome de uma mãe, que é a primeira a sofrer com a ausência de paz – disse em seu juramento diante dos representantes do Parlamento.

Sahle-Work Zewde foi diretora-geral da ONU em Nairóbi. Antes ela era representante especial do secretário Geral das Nações Unidas para a União Africana. No início desta semana, a embaixadora renunciou suas funções na ONU para preparar o caminho para sua eleição como presidente da Etiópia.

No Twitter, o chefe do gabinete do primeiro-ministro etíope, Fitsum Arega, considerou a nomeação de Zewde um ato histórico.

– Em uma sociedade patriarcal como a nossa, a nomeação de um chefe de estado feminino não só define o padrão para o futuro, mas também coloca as mulheres como tomadoras de decisão na vida pública.

* Com informações de EFE

Leia também1 Trump critica ameaças de violência política nos EUA
2 EUA: Culpados de morte de jornalista enfrentarão sanções

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.