Russofobia: Embaixador diz que Ocidente quer destruir a Rússia
"Não tivemos outra escolha senão defender nosso país", disse Vassily Nebenzia
Pleno.News - 18/02/2023 18h33 | atualizado em 22/02/2023 14h07

O embaixador da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Vassily Nebenzia, afirmou que o Ocidente está determinado a destruir a Rússia e afirmou que os países ocidentais possuem “profunda russofobia”.
– Não tivemos outra escolha senão defender nosso país – afirmou ele em reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Embaixadores ocidentais reagiram, acusando a Rússia de usar o encontro para justificar “o injustificável”, fazendo referência à invasão da Ucrânia.
A reunião do conselho ocorreu nesta sexta-feira (17) e destacou o profundo abismo entre as partes em conflito. Nebenzia disse que as nações ocidentais, incluindo França e Alemanha, impediram a implementação dos Acordos de Minsk, entre Rússia, Ucrânia, Donetsk e Lugansk. O vice-embaixador dos Estados Unidos, Richard Mills, acusou a Rússia de não cumprir “um único compromisso assumido” nos acordos.
Na reunião, o embaixador francês Nicolas de Rivière lembrou também que, há exatamente um ano, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Vershinin, havia dito ao conselho que os Acordos de Minsk eram “a única base legal internacional” para resolver o conflito na Ucrânia e que rumores de intervenção militar eram infundados e paranoia ocidental. Quatro dias depois, a Rússia reconheceu a independência de Donetsk e Luhansk e, em 24 de fevereiro, invadiu a Ucrânia.
*AE
Leia também1 Lula ligará para Zelensky e pode atuar na ONU pelo fim da guerra
2 EUA sobem tom e acusam Rússia de crimes contra a humanidade
3 Xi fará discurso pela paz na Ucrânia, diz ministro italiano
4 Japão e EUA iniciam manobras militares conjuntas em ilhas
5 EUA: Rússia mantém crianças em campos de reeducação