Leia também:
X Cidade desvenda enigma de ‘criatura misteriosa’ em árvore

Tensão: Rússia responde aos EUA com expulsão de diplomatas

o anúncio foi feito nesta sexta-feira

Pleno.News - 16/04/2021 15h28 | atualizado em 16/04/2021 16h03

Vladimir Putin, presidente da Rússia Foto: EFE/EPA/Michail Klimentyev

A Rússia anunciou nesta sexta-feira (16) que vai expulsar dez diplomatas americanos e adotar uma série de sanções em resposta a uma decisão semelhante tomada na véspera pelos Estados Unidos, com base na alegação de espionagem cibernética russa contra o país e por interferência da Rússia na Ucrânia.

O presidente russo Vladimir Putin “aprovou estas medidas em resposta aos atos absolutamente hostis e gratuitos anunciados por Washington contra a Rússia, [contra] nossos cidadãos, pessoas físicas e jurídicas, e [contra] nosso sistema financeiro”, disse Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores do país, em uma entrevista coletiva.

Lavrov afirmou ainda que em breve será divulgada uma “lista negra” que incluirá oito funcionários norte-americanos que ocupam cargos de responsabilidade em instituições governamentais dos EUA, que, por sua vez, na quinta-feira decretaram sanções a funcionários russos de alto escalão.

Moscou também limitará e fechará as atividades das fundações e organizações não governamentais dos EUA que “abertamente” interferem nos assuntos internos da Rússia.

Além disso, as autoridades russas iniciarão o processo de denúncia do acordo que regula a mobilidade dos diplomatas no país para o qual foram designados, a fim de restringir suas viagens para longe de Moscou.

Lavrov advertiu que, caso a atual “troca de cortesias” continue, Moscou pedirá a Washington que reduza o número de seus diplomatas em território russo (dos atuais 450 para 300), em conformidade com a presença russa nos EUA.

O ministro explicou que a Rússia reservará “medidas dolorosas” para o mundo dos negócios americano. Quanto ao resto das medidas e quanto à identidade dos americanos sancionados, ele disse que eles serão conhecidos ainda nesta sexta.

Lavrov declarou que o Kremlin “recomendou” ao embaixador dos EUA John Sullivan que voltasse a seu país, para consultas com seus superiores.

Na quinta-feira, os Estados Unidos impuseram sanções à Rússia por sua suposta interferência nas eleições presidenciais de 2020 e por seu suposto papel no ataque hacker da SolarWinds, além de impor punições relacionadas às ações russas na Ucrânia e no Afeganistão.

O governo do presidente Joe Biden também anunciou a expulsão de dez membros da missão diplomática russa em Washington, incluindo membros dos serviços de inteligência.

Além disso, a Casa Branca acusou formalmente o Serviço de Espionagem Estrangeira da Rússia (SVR) de ter cometido o ataque hacker de grandes proporções que supostamente começou em 2019 e penetrou nos sistemas do governo dos EUA e de grandes empresas por meio de um software da empresa SolarWinds.

No total, as novas sanções de Washington afetam seis empresas russas por suas atividades de ciberespionagem, 32 organizações e indivíduos russos por interferência eleitoral e oito indivíduos e entidades pela ocupação da península ucraniana de Crimeia pela Rússia.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Biden: Se Rússia continuar interferindo, tomarei mais medidas
2 Rússia avisa embaixador dos EUA que retaliará sanções
3 Venezuela recebe novo lote da Sputnik V e de antiviral
4 STF dá 1 mês para Anvisa avaliar pedido do MA sobre Sputnik V
5 Biden defende a Ucrânia contra a Rússia em ligação com Putin

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.