Leia também:
X Ucrânia exige explicações da Rússia sobre atividades militares

Rússia pode invadir a Ucrânia na próxima quarta-feira, diz jornal

Americanos acreditam, porém, que a informação pode ser parte de estratégia russa

Paulo Moura - 12/02/2022 09h45

Tensão militar na fronteira da Rússia com a Ucrânia continua Foto: EFE/EPA/Sergey Kozlov

Autoridades americanas ouvidas pelo jornal The New York Times apontaram que os Estados Unidos obtiveram informações de que a próxima quarta-feira (16) seria a data prevista para o início da ação militar da Rússia na Ucrânia. Os oficiais, porém, também acreditam que a menção de uma data pode ser parte de uma estratégia russa.

Os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Joe Biden, dos Estados Unidos, falarão por telefone neste sábado (12) depois que Washington afirmou que a Rússia havia reunido soldados suficientes perto da Ucrânia para lançar uma grande invasão, que poderia começar por meio de um ataque aéreo.

O secretário de Estado americano, Antony J. Blinken, afirmou que também deve conversar neste sábado com Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, para tentar pressionar a Rússia a retirar as forças terrestres, marítimas e aéreas que colocou ao redor da Ucrânia.

Na sexta-feira (11), o secretário já havia cogitado a hipótese de a ação militar ocorrer inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno, referindo-se a hipóteses lançadas sobre o desejo da Rússia de esperar que esse importante evento esportivo termine para não ofuscar seu aliado, a China.

Sobre a movimentação dos Estados Unidos, os americanos descartaram o envio de tropas para defender a Ucrânia, mas aumentaram os deslocamentos para países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Europa Oriental. Na sexta, o Pentágono ordenou o envio de mais 3 mil soldados à Polônia.

Leia também1 Ucrânia exige explicações da Rússia sobre atividades militares
2 Biden e Putin conversarão sobre a Ucrânia neste sábado
3 Secretário-geral da Otan aponta risco real de conflito na Europa
4 Para EUA, Putin pode invadir Ucrânia nos próximos dias
5 Em viagem à Rússia, Macron se negou a fazer teste PCR

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.