Rússia: Opositor de Putin recorre à Justiça contra pena de prisão

Tribunal de Moscou tramitará o recurso no dia 20 de fevereiro

Pleno.News
Alexei Navalny Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV

Nesta sexta-feira (12), os advogados do líder opositor russo, Alexei Navalny, recorreram contra a pena de três anos e meio de prisão imposta no dia 2 de fevereiro por um antigo caso de fraude e lavagem de dinheiro.

O Tribunal de Moscou tramitará o recurso em 20 de fevereiro, de acordo com Vadim Kobzev, advogado do líder da oposição.

Leia também

Navalny foi condenado por não se apresentar às autoridades durante o ano de 2020, como determinava a pena suspensa de três anos e meio que recebeu em 2014 por fraude comercial envolvendo a empresa Yves Rocher Vostok.

Em 2014, Navalny e o irmão, Oleg, foram condenados em um caso de fraude e lavagem de dinheiro, acusados de roubar 26,7 milhões de rublos da empresa de cosméticos, entre outros crimes.

Os advogados argumentaram que Navalny não violou sua obrigação, uma vez que os serviços penitenciários tinham ilegalmente prolongado por um ano, até o final de 2020, o período de liberdade condicional.

Além disso, Navalni reclamou que durante vários meses não pôde comparecer perante as autoridades prisionais porque estava na Alemanha, primeiro em coma e depois se reabilitando de um envenenamento.

Navalny, que terá de cumprir menos de dois anos e oito meses de prisão, uma vez que já estava há dez meses em prisão domiciliar, agora, está sob custódia. Ele acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de ordenar o seu assassinato e a posterior acusação.

*Com informações da Agência EFE

Mais Lidas