Leia também:
X Especialista: ‘Maduro antecipou Natal pra criar cortina de fumaça’

Rússia exige que EUA devolvam avião do ditador Nicolás Maduro

Aeronave foi apreendida na República Dominicana nesta segunda-feira

Pleno.News - 03/09/2024 19h17 | atualizado em 04/09/2024 11h58

Aeronave de Maduro, apreendida pelos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

A Rússia criticou, nesta terça-feira (3), a apreensão do avião oficial do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, por parte dos Estados Unidos e exigiu a devolução “do que foi roubado” a Caracas.

– Somos solidários com os nossos amigos bolivarianos em suas legítimas exigências de devolução do que foi roubado do Estado venezuelano – afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em um comunicado.

Segundo Moscou, os excessos na política de sanções aplicadas por Washington “não têm limites”.

– Mais uma vez ficou demonstrado um total desrespeito pelas normas jurídicas internacionais – acrescentou a nota oficial.

A pasta de Exteriores russa afirmou que, com a apreensão do avião, os EUA enviaram “outro sinal” de que podem assumir a propriedade soberana de outros países.

Nesta segunda-feira (2), o avião oficial de Maduro foi apreendido na República Dominicana e levado para a Flórida no âmbito das sanções aplicadas a Caracas pelo governo americano, sob o argumento de ter sido “comprado ilegalmente” por 13 milhões de dólares (cerca de R$ 73 milhões).

De acordo com o procurador-geral dos EUA, Merrick B. Garland, no final de 2022 e início de 2023, indivíduos afiliados a Maduro supostamente usaram uma empresa de fachada com sede no Caribe para esconder seu envolvimento na compra ilegal do avião de uma empresa com sede no Distrito Sul da Flórida.

*EFE

Leia também1 EUA confiscam avião oficial do ditador Nicolás Maduro
2 Especialista: 'Maduro antecipou Natal pra criar cortina de fumaça'
3 Em meio à crise política, Maduro antecipa Natal para 1° de outubro
4 Venezuela: OEA condena ordem de prisão contra rival de Maduro
5 Maduro elogia suspensão do X e diz que STF impôs sua soberania

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.