Leia também:
X Reunião em Belarus termina, mas negociação deve continuar

Rússia decide impor sanções econômicas contra os EUA

Medida também valerá para aliados dos Estados Unidos

Henrique Gimenes - 28/02/2022 14h31 | atualizado em 02/03/2022 17h36

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o da Rússia, Vladimir Putin, em Genebra Foto: EFE/EPA/Mikhail Metzel/Sputnik/Kremlin Pool

Nesta segunda-feira (28), a Rússia decidiu aplicar sanções comerciais aos Estados Unidos (EUA) e a seus aliados após sofrer medidas semelhantes promovidas pelo G7, grupo das maiores economias do mundo. O decreto foi assinado pelo presidente russo, Vladimir Putin.

As sanções promovidas pelos EUA e por outros países foram uma repostas à invasão da Ucrânia por parte da Rússia. O ataque ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro.

O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão. De acordo com ele, o “objetivo é proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos”, e, para isso, eles buscariam “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.

O anúncio das sanções aplicadas pela Rússia a demais países foi feito pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Entre as medidas estão a proibição de empréstimos e transferências em moeda estrangeira de residentes russos para o exterior e ainda a determinação de que empresas exportadoras vendam no mercado 80% de suas receitas recebidas este ano.

– O presidente russo Putin assinou decreto sobre a aplicação de medidas econômicas especiais em conexão com as ações hostis dos Estados Unidos, bem como de estados estrangeiros e organizações internacionais afiliadas – disse Peskov.

Leia também1 Reunião em Belarus termina, mas negociação deve continuar
2 EUA e aliados avaliam liberar reserva emergencial de petróleo
3 ONU fala em "tragédia" na Ucrânia e clama por cessar-fogo
4 Moeda russa se desvaloriza, e russos fazem filas nos bancos
5 Airbnb vai oferecer 100 mil abrigos a refugiados da Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.