Rússia boicota Oscar e diz que não disputará premiação
Comunicado foi divulgado à imprensa de Hollywood nesta terça-feira
Pleno.News - 28/09/2022 09h27 | atualizado em 28/09/2022 12h08

A Rússia não concorrerá ao Oscar de melhor filme internacional na próxima edição dos prêmios. A decisão foi tomada pela Academia Russa de Cinema e provocou a demissão do comitê de seleção.
– A direção da Academia Russa de Cinema decidiu não indicar nenhum filme russo para os prêmios da Academia de Hollywood em 2022 – informou o órgão.
O comunicado foi divulgado à imprensa de Hollywood nesta terça-feira (27).
A decisão era de se esperar dada a deterioração das relações do país com o mundo ocidental, mas ainda assim motivou a demissão de Pavel Chukhray, o presidente do comitê até então encarregado de fazer a seleção, que afirma não ter recebido nenhuma consulta ou notificação a respeito.
Outros membros da Academia Russa e do comitê se demitiram por considerarem a decisão “unilateral”, embora também haja apoio da cineasta Karen Shakhnazarov, que disse ao jornal Krasnaya Vesna que “enviar um filme para os EUA seria como enviá-lo para a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial para receber o prêmio do Terceiro Reich”.
Nos últimos anos, a Rússia enviou candidatos de forma consistente. De fato, conseguiu uma indicação em 2017, com Sem Amor, de Andrey Zvyagintsev, que também ganhou o prêmio do júri em Cannes.
Além disso, tanto em 2019 como em 2020, conseguiu entrar na lista dos semifinalistas, que reduz para dez o número de países elegíveis para a estatueta.
A última conquista do país no evento foi em 1994, com O Sol Enganador, de Nikita Mikhalkov, cineasta que apoia o boicote aos prêmios.
*EFE
Leia também1 Xuxa manifesta apoio a Lula nas redes sociais e fala em "1º turno"
2 Na Fazenda, ex-paquita chora e pede emprego: "Eu sou atriz"
3 Luisa Mell terá que se retratar com Zé Neto após acusação
4 Globo tirou Thelminha do comando de evento de Lula, diz colunista
5 Rachel Sheherazade faz "L" de Lula e recebe críticas na web