Leia também:
X Bolsonaro se encontra com Putin em Moscou e cita colaboração

Rússia anuncia fim de manobras militares na região da Crimeia

Governo russo divulgou imagens de tanques deixando a região em trens

Paulo Moura - 16/02/2022 09h18 | atualizado em 16/02/2022 09h43

Tanques russos foram retirados da região da Crimeia em trens Foto: EFE/EPA/Russian Defence Ministry

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira (16), que encerrou as manobras militares e que retirará parte de suas tropas da península da Crimeia, que fica na fronteira do país com a Ucrânia. De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa russo, tanques, veículos de infantaria e artilharia deixarão, de trem, os locais onde estão atualmente.

– As unidades do distrito militar do sul finalizaram os exercícios táticos nas bases da península da Crimeia, retornando a suas bases permanentes – afirmou a pasta do governo russo.

Canais de televisão russos exibiram imagens noturnas de um trem blindado que atravessava a ponte sobre o estreio de Kertsch, construída pela Rússia para ligar a Crimeia ao seu território. Na terça-feira (15), Moscou já havia anunciado uma retirada parcial dos soldados enviados há duas semanas à região de fronteira com a Ucrânia.

Apesar da movimentação militar russa, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, demonstrou ceticismo diante da situação e afirmou que a Rússia continua a reforçar sua presença na fronteira com a Ucrânia. Em uma declaração sobre o caso, o representante disse que a entidade não constatou “nenhuma diminuição da tensão”.

– Acompanhamos de perto o que faz a Rússia. Constatamos a chegada de tropas e de equipamentos pesados e a retirada das tropas, mas o armamento continua no local. Queremos uma retirada duradoura, não apenas um movimento incessante de tropas. Estamos prontos para nos reunir com a Rússia, mas nos preparamos para o pior – disse Stoltenberg.

Leia também1 Bolsonaro se encontra com Putin em Moscou e cita colaboração
2 Jair Bolsonaro visita Túmulo do Soldado Desconhecido na Rússia
3 Bolsonaro mobiliza ministros para apoio à cidade de Petrópolis
4 Número de mortos após chuvas em Petrópolis chega a 120
5 Detran lança nova CNH, com QR Code e cores verde e amarela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.