Leia também:
X Indonésia troca ministro que pediu orações contra a Covid

Caso Navalny: Rússia amplia sanções contra países da UE

Nota foi entregue aos chefes das legações diplomáticas da Alemanha, França e Suécia, além da embaixada da UE em Moscou

Pleno.News - 22/12/2020 17h59 | atualizado em 23/12/2020 15h50

Alexei Navalny é opositor de Vladimir Putin, presidente da Rússia Foto: Reprodução

A Rússia estendeu, nesta terça-feira (22), as sanções contra vários países da União Europeia (UE) que foram os iniciadores das restrições impostas por Bruxelas a altos funcionários russos, supostamente envolvidos no envenenamento do líder da oposição Alexei Navalny.

“A nota verbal correspondente” já foi entregue aos chefes das legações diplomáticas da Alemanha, França e Suécia, além da embaixada da UE em Moscou, disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Segundo a nota oficial, as sanções respondem ao “princípio da reciprocidade”, e os altos funcionários dos países europeus afetados serão proibidos de entrar no território da Federação Russa.

– Na lista estão aqueles que participaram da instigação da atividade sancionatória anti-russa dentro da UE – especificou o texto.

A Chancelaria russa insiste que “ações hostis por parte dos países ocidentais receberão agora uma resposta adequada”.

– Consideramos categoricamente inaceitável a adoção pela UE […] de medidas restritivas ilegais em relação a vários de nossos compatriotas, com a desculpa de sua suposta participação no incidente com o cidadão russo Navalny – informou a nota.

Moscou lembrou que os iniciadores das sanções europeias não apresentaram “provas” não só à Rússia, mas também a outros países membros da UE.

Em meados de novembro, a Rússia sancionou restrições apenas a representantes da Alemanha e da França que elaboraram uma lista de funcionários russos sancionados (acompanhada de “evidências” sobre o envenenamento de Navalny, no mês de agosto, com um agente tóxico do grupo Novichok, um substância química de fabricação soviética e russa).

A Rússia decidiu estender as sanções depois que, na semana passada, o site Bellingcat, seus parceiros Der Spiegel e CNN, juntamente com Navalny, denunciaram que um grupo de especialistas em armas químicas do FSB estava envolvido em seu envenenamento.

De acordo com esta investigação, membros do FSB seguiram Navalny em suas viagens à Rússia entre 2017 e 2020, incluindo em agosto deste ano, em Tomsk, onde o opositor foi envenenado.

Além disso, ontem, Alexei Navalny publicou uma gravação na qual supostamente iniciou uma confissão a um dos agentes do FSB que participou da operação secreta pelo seu assassinato o químico Konstantin Kudriavtsev.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 "Se Rússia quisesse envenenar Navalny, ele estaria morto"
2 Envenenamento de Navalny foi ação da antiga KGB, diz jornal
3 Opositor russo diz que Putin está por trás de seu envenenamento
4 Após envenenamento quase fatal, opositor de Putin tem alta
5 Opositor de Putin sai do coma após ter sido envenenado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.